Neymar decidiu! Vai jogar na Liga da Arábia Saudita. Aos 31 anos, resolveu sair de liga das mais competitivas da Europa, no centro do futebol mundial, que é a Liga Francesa, para se transferir para um campeonato de qualidade e nível de competição bem mais baixo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
São escolhas. Em cada transferência há dois principais aspectos de decisão: o projeto esportivo e o projeto financeiro. Mais uma vez, Neymar escolhe o financeiro. Já havia feito em 2017, quando trocou o Barcelona pelo PSG.
Neymar aceita proposta milionária e vai para o futebol árabe, diz jornal francês
E não se trata de preconceito com o Sauditão. É a realidade. Não há como comparar com a Premier League inglesa, com a La Liga espanhola, com os campeonatos francês, alemão, italiano, português e também o nosso Brasileirão.
Continua depois da publicidade
O Al Nassr, de Talisca e Cristiano Ronaldo, e o Al Hilal, agora de Neymar, são casos especiais. A liga árabe tem 18 times. Além destes dois, o Al Ahli, de Roberto Firmino, e o Al Ittihad, de Benzema, fizeram investimentos pesados financiados pelo fundo do governo, que comprou estes quatro clubes. Os outros serão apenas coadjuvantes.
Neymar recebe chaves de cobertura milionária em Balneário Camboriú; veja fotos
Neymar decepciona quem ainda acreditava numa retomada da carreira – ainda havia tempo pra isso – numa liga forte, num grande desafio. Neymar decepciona pelo potencial daquele menino que surgiu no Brasil, em 2010, e que todos achavam que chegaria ao topo do mundo do futebol, ganhando Copas do Mundo para o Brasil e Champions League, na Europa. O que vai ficar é que, na realidade, esperávamos mais do que ele poderia entregar.
Veja os melhores momentos de Neymar com a camisa do PSG:
Veja mais notícias de Esportes no NSC Total
O camisa 10 da Seleção Brasileira de uma geração inteira até foi grande em nível mundial, mas os números financeiros – como os 222 milhões de euros, recorde absoluto em transferências de jogadores, quando saiu do Barça para o PSG – chamam mais atenção do que os ótimos números esportivos, que nunca chegaram a ser excelentes. O Neymar financeiro é um sucesso inegável. O Neymar esportivo deixa lacunas consideráveis na carreira.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Fortuna de Neymar no Al Hilal é mais do que quatro prêmios da Mega da Virada juntos; saiba mais
De saída do PSG, Neymar curte publicação alfinetando Mbappé
Apartamento vizinho ao de Neymar em Balneário Camboriú entra em “promoção”; veja o preço