A volta de Neymar ao Santos tem uma simbologia difícil de ser encarada como realidade: o melhor jogador brasileiro dos últimos 15 anos está cada vez mais perto do fim. Ao mesmo tempo é preciso perceber que já se trata de um atleta que este ano vai fazer 33 anos, que praticamente não joga desde o dia 17 de outubro de 2023, quando machucou o joelho contra o Uruguai, e que está voltando pra casa porque o futebol já não o enxerga mais como um dos tops mundiais.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ao vivo e com imagens: veja a apresentação de Neymar no Santos

Há uma atmosfera positiva neste momento, por tudo de mídia que Neymar gera e sempre gerou, por poder ver o craque de perto nos estádios do futebol brasileiro, pela esperança que sempre resiste no coração de qualquer torcedor. É normal! E aqui no nosso futebol brasileiro Neymar tem boas chances de voltar a brilhar.

Continua depois da publicidade

Mas também para que isso ocorra, Neymar vai precisar de uma dedicação acima da média no dia a dia dos treinamentos. Vai ter que ficar longe das festas e tentar ser, nestes últimos anos de carreira, um profissional muito regrado e focado.

Neymar chega ao Brasil e faz primeira publicação

Confira imagens de Neymar em ação pela Seleção Brasileira no Catar 2022

A última grande temporada de Neymar foi na pandemia, quando levou o PSG à final da Liga dos Campeões, em Lisboa 2020, na bolha – final perdida para o Bayern de Munique. O último brilho foi o gol contra a Croácia, no Catar, que tive a honra de ver de perto no Education City Stadium, em Al Rayyan. Mas esse Neymar hoje é um sonho. Está apenas no imaginário dos torcedores. Nem mesmo o Santos vai estar nas grandes competições da temporada.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Ex-goleiro do Joinville relembra como foi revelar a saída de Neymar do Santos em 2013

Na Seleção, cada vez mais, Neymar vai precisar de Rodrygo, Raphinha e Vini. Eles vão ter que jogar pra que Neymar brilhe, como os jovens da Argentina conseguiram correr em torno de Messi em 2022. E antes que digam, não estou torcendo contra, apenas analisando os fatos como eles são e se apresentam.

Continua depois da publicidade