Para permanecer na Série A, o Criciúma vai precisar realizar alguns resultados improváveis. É uma constatação de tabela e uma análise diante da queda de aproveitamento do time no returno. O Tigre fechou o turno do Brasileirão, com 38% em 18 jogos (um jogo ficou aberto e vai ser realizado nesta quarta, contra o Grêmio, em Porto Alegre).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O returno do Criciúma está abaixo. Com 33% de rendimento, o Tigre é o 16º na classificação da segunda parte do campeonato. Está claro que é preciso melhorar nesta reta final. Contando a partida desta quarta, contra o Grêmio, restam 12 jogos, com sete deles fora de casa, e cinco no Heriberto Hulse.

Duas vitórias são obrigação

Continua depois da publicidade

Com 29 pontos na tabela, o Criciúma precisa de mais 16 (5 vitórias e um empate ou 4 vitórias e quatro empates) para alcançar o número mágico, de 45 pontos.

Figueirense tem novo gerente no departamento de futebol

Os jogos perdidos, o ataque, e o que afasta o Avaí do acesso à Série A

Das partidas que restam, duas são obrigação. O Criciúma tem que vencer o Atlético-GO, na rodada 29, semana que vem. E vai ter outro confronto direto em casa, mais à frente, como obrigação. É a partida contra o Vitória, na 34ª rodada.

Confira, rodada a rodada, os jogos o Criciúma até o final do Brasileirão

Outros jogos possíveis

Das partidas que restam para o Criciúma, algumas são bem complicadas, mas são acessíveis. Começando pelo jogo desta quarta, contra o Grêmio, que faz um campeonato bastante instável. A lista passa pela partida contra o São Paulo, em casa, na 31ª rodada; pelo confronto com o Cruzeiro, fora de casa, na 33ª; e os dois jogos finais, contra Flamengo, em casa e Bragantino, fora.

Continua depois da publicidade

O ano esportivo do Figueirense já acabou

São partidas que podem virar vitórias e dependem bastante do contexto em que as próprias equipes adversárias estiverem. Por exemplo, o São Paulo pode ter que dividir as atenções com uma possível semifinal de Copa Libertadores, no final de outubro, se classificar.

Jogos impossíveis, que podem mudar o cenário

As partidas contra o Bahia, Botafogo e Internacional, fora de casa, estão na lista de jogos impossíveis. Se o Criciúma vencer alguma destas, vai dar um salto importante contra a concorrência na luta contra a queda para a Série B. Seriam vitórias para mudar a conta final e o cenário do Tigre, abrindo o caminho para a permanência.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Jogos em que o Tigre não pode perder

Os confrontos diretos contra o Fluminense e o Corinthians são fundamentais. Vencer seria sensacional, mas a primeira obrigação é não perder. O Corinthians vem a Criciúma enfrentar o Tigre no Heriberto Hulse. Já o Fluminense recebe o Criciúma, no Maracanã.