O catarinense de Jaraguá do Sul, Filipe Luís, formado como atleta no Figueirense, faz hoje o primeiro jogo como técnico profissional de futebol, comandando o Flamengo na sua estreia, em uma semifinal de Copa do Brasil. É algo muito expressivo, um desafio enorme, e, olhando com certo distanciamento, pode representar mais do que somente o sonho da “nação rubro-negra” de ter um time que volte a ser vencedor.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja o que os jogadores do Flamengo acham sobre Filipe Luís como técnico
Gilmar Dal Pozzo é G4 na Série B
Continua depois da publicidade
Filipe Luís é símbolo de uma possível novíssima geração de técnicos brasileiros. Pode ser a esperança que o futebol brasileiro volte a formar bons treinadores, alinhados com os conceitos mais modernos do futebol mundial.
Há um vazio enorme entre a geração dos que já estão largando, que tinha Felipão e Luxemburgo, em que Tite está inserido, e o que há atualmente no futebol brasileiro, com muitos estrangeiros na elite, com oito técnicos (Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, São Paulo, Atlético-MG, Bragantino, Athletico-PR e Corinthians).
Demitido do Flamengo, Tite vai ter que se reinventar
Confira com foi a apresentação de Filipe Luís como técnico do Flamengo
A geração mais recente de técnicos brasileiros ainda oscila bastante, com Barbieri, Zé Ricardo, Roger Machado, Jair Ventura, pra citar alguns nomes que despontaram e já rodaram bastante. Há uma geração mais experiente que tem conquistas e também muitas contestações, com Fernando Diniz, Renato Gaúcho, Mano Menezes e o próprio Dorival Júnior, que está na Seleção, mas é muito questionado.
Continua depois da publicidade
Filipe Luís se preparou, estudou, viveu o mais alto nível do futebol atual moderno, tem o respaldo inicial da torcida do Flamengo, e é muito inteligente na leitura, no entendimento do jogo, e como cidadão do mundo. Num primeiro momento, vai ser olhado somente como o novo técnico do Flamengo, que tem a torcida a favor de quem é Flamengo e contra de todo o restante.
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Mas quem sabe, num futuro próximo, possa ser olhado como um técnico brasileiro promissor, que possa devolver a esperança de uma atualização e uma modernização dos profissionais formados no futebol nacional. A necessidade é gigantesca! Boa sorte e bom trabalho, Filipe!