O Figueirense ainda precisa de um ajuste mais correto para render melhor. E isso pede algumas experimentações. São testes que realmente precisam ser feitos.

Continua depois da publicidade

A grande questão é o momento para fazer.

O Figueirense encara o Criciúma, no Heriberto Hulse, no domingo. Em duas rodadas finais da primeira fase, ainda tem que garantir matematicamente a classificação para o mata-mata da competição.

Para este jogo, dentro deste cenário, a indicação deveria ser não experimentar ainda.

Por isso escrevo que o momento é para buscar segurança. E isso é trabalhar com aquilo que já foi usado e já deu certo antes. Repetir uma formatação que já mostrou resultado.

Continua depois da publicidade

Na última partida, contra a Chapecoense, ele montou um meio de campo com uma ótima ideia de jogo, com Patrick, Guilherme e Marquinho – três jogadores de qualidade com a bola no pé. Não deu certo. Justamente porque precisa rodagem e acerto. Teve que voltar, durante a partida, para uma formação mais tradicional, com Paulo Ricardo, Patrick e Marquinho – um volante, um segundo volante e um meia.

Na entrevista coletiva desta sexta, deixou no ar uma impressão que pode tentar uma formação com três zagueiros, usando Pereira numa dupla função, flutuando entre a zaga e o meio de campo. É algo que pode ser testado realmente, mas não agora. Esse sistema pode funcionar com muito treino e repetição. Liberaria Lucas para jogar, como um lateral-meia, o que acrescentaria ao time. Mas acredito que para este jogo, para este momento, ainda seria muito arriscado.

O Figueirense precisa neste momento de mais certezas do que testes. É difícil desenvolver a “melhor ideia” neste contexto, mas é o trabalho do técnico. Lembrando que na quarta já há o confronto muito importante contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, o que deixa ainda mais complicada a tarefa de experimentar. O time não está pronto. Longe disso. E acredito que possa render bem mais com outras combinações. A questão é o calendário e os desafios que se tem pela frente.

Primeiro precisa classificar no estadual. Depois estar confiante e competitivo contra o Fluminense, em casa.

Continua depois da publicidade

O teste poderia vir contra o Brusque, no outro final de semana.