Douglas salvou o Avaí e garantiu a classificação diante da URT. Aos 57 do segundo tempo fez a defesa de um milhão de reais. Pra ser mais preciso, R$ 1,19 milhão, que é o valor da cota da segunda fase da Copa do Brasil.

Continua depois da publicidade

O time não jogou bem. Não soube se colocar em campo com a superioridade técnica que tinha em relação ao adversário. Ofereceu o erro a todo momento e tomou muita pressão da URT no primeiro tempo e levou sufoco no final do jogo.

Dá pra avaliar com toda a tranquilidade que se não fosse o goleiro Douglas e suas defesas o Avaí poderia ter amargado uma desclassificação precoce na Copa do Brasil. Com erros de posicionamento e de passes, o Avaí voltou a repetir as atuações ruins do Campeonato Catarinense.

Além de Douglas, Muriqui foi destaque, marcando o gol do Leão e participando dos principais lances de ataque da equipe. O 1 x 1 valeu mesmo pela classificação. Uma eliminação seria muito pesada para o clube neste momento.

Figueirense jogou pelo regulamento e passou

Jogadores do Figueirense comemoram no vestiário a classificação na Copa do Brasil
Jogadores do Figueirense comemoram no vestiário a classificação na Copa do Brasil (Foto: John Leokj / FFC)

O Figueirense jogou de olho no empate, que valia a vaga pelo regulamento da competição nacional. Entendeu suas dificuldades diante do Lagarto e jogou mais fechado e esperando as chances de contra-ataque. No primeiro tempo, até que as escapadas ocorreram. Mas com apenas um grande lance com Oberdan, que mandou na trave.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Foram poucas as jogadas realmente construídas e trabalhadas. Faltou inteligência e bola no pé para saber aproveitar estas oportunidades de contra-ataques. O Lagarto mandava no jogo e mandou o tempo inteiro. Naturalmente, a pressão aumentou no final da partida. Teve até bola no travessão. Um erro, um detalhe, poderia custar a vaga. O Figueirense escapou.

O jogo expôs as fragilidades do time e do grupo e a necessidade de qualificação com novas contratações. Garantir a premiação acumulada de uma segunda fase se Copa do Brasil era fundamental para o clube e pode e deve ajudar o planejamento do departamento de futebol neste trabalho.