Até a garantia de classificação na Copa SC, nada havia dado certo para o Figueirense em 2021, o ano do centenário. Pelo menos até este momento. A classificação garantida na noite de desta quarta, com a vitória sobre o Avaí no clássico, pode representar um reinício. Para que o clube consiga caminhar pra frente em 2022.

Continua depois da publicidade

Claro que ainda faltam as semifinais e as finais da própria Copa Santa Catarina. E o Figueirense ainda precisa ganhar a competição para tornar realidade a vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Mas durante algum tempo, nesta primeira fase da competição estadual, houve muitas dúvidas sobre se o time conseguiria chegar às semifinais.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

É a primeira vez que Jorginho cumpre alguma missão desde que assumiu o Figueirense. Em todas as outras, sob o comando dele, o time fracassou – Série B do ano passado, primeira fase da Copa do Brasil deste ano, primeira fase do Estadual 2021, mesmo no resgate que houve no estadual, com a segunda chance concedida pelo erro do Hercílio Luz também no Catarinense, e, por fim, na eliminação na primeira fase da Série C 2021.

Jorginho tem mais uma missão. Que se tornou a mais importante agora. O Figueirense precisa ganhar a Copa Santa Catarina nestes possíveis quatro jogos que restam na temporada atual. Tudo para começar a construir um calendário e uma nova realidade para a próxima temporada.

Continua depois da publicidade

> Opinião de Chico Lins: Caso Maurício Souza é exemplo para esporte não normalizar manifestações preconceituosas

A classificação trouxe essa esperança. O Figueirense “clube” ainda tem um longo caminho e um difícil trabalho pela frente. Com R$500 mil a mais de receita no ano que vem já tem uma perspectiva. O Figueirense “time” precisa seguir lutando no jogo a jogo para compensar tudo que o torcedor vem sofrendo nos últimos anos.