O mérito do Figueirense foi ter conseguido buscar um empate em 2 x 2 depois de estar perdendo por 0 x 2 para o Guarani. Não muito mais do que isso, porque analisando o jogo, o Guarani foi melhor.

Continua depois da publicidade

O que se esperava do Figueirense, jogando em casa, depois de ter feitos dois bons resultados fora de casa, era um time tomando iniciativa e buscando a vitória diante de um adversário direto de tabela.

Mas o que se viu foi um Figueirense desde o início do jogo buscando um posicionamento defensivo e a espera de oportunidades de contra-ataques.

Com o gol do Guarani, que saiu praticamente no primeiro lance de partida, a um minuto, o time se viu num dilema: permaneceria na sua proposta defensiva ou buscaria o ataque para empatar e virar?

O que aconteceu foi que o Figueirense ficou no meio do caminho, nem marcava bem, nem era agressivo no ataque. Seguiu com uma posse de bola improdutiva entre volantes e defensores, errando e oferecendo espaços ao Guarani, que chegou ao segundo gol ainda aos 24 do primeiro tempo.

Continua depois da publicidade

O único lance bem trabalhado da equipe foi a troca de passes que resultou no gol de Diego Gonçalves, aos 49 minutos do primeiro tempo. Foi o que trouxe o Figueirense de volta para a disputa.

E mais uma vez se imaginava que a postura do time mudasse, sendo mais ofensiva na volta pra segunda etapa. Mas isso não ocorreu. O segundo gol saiu de uma bola parada e numa sobra de bola. Um chute muito bonito do zagueiro Victor Oliveira. Golaço. Mas o Guarani seguia melhor.

E pela terceira vez, depois do empate, se esperava um Figueirense agressivo para buscar a virada. Não aconteceu. Depois do 2 x 2, aos 11 minutos da segunda etapa, o time não criou mais nada.

Quem teve que trabalhar foi o goleiro Rodolfo Castro para garantir a vitória.

O que ficou muito claro foi que o técnico Elano pensa no time com uma proposta defensiva. Mesmo que tenho dito o contrário na coletiva pós-jogo. Só que na prática, em campo, na postura do time e nas escolhas, com jogadores de velocidade, que precisam de espaço na frente, ficou claro um time que buscava somente os contra-ataques.

Continua depois da publicidade