É um apelo repetido, já escrevi isso outras vezes. Só que agora é muito mais necessário fazer. Não há como o Avaí encarar o Flamengo, na fase atual, se expondo, jogando aberto. Valentim sabe bem, pois encarou esta base rubro-negra no Carioca dirigindo o Vasco, e não se deu bem. E o Flamengo só melhorou de lá pra cá.

Continua depois da publicidade

O Avaí fez a primeira vitória, mas o indicativo no momento não deveria ser “se empolgar” e jogar de peito aberto. Proteção na frente da área, duas linhas bem postadas, marcação por zona – Palmeiras foi fazer individual e tomou um nó – com saídas rápidas em contra-ataque. Não há outra fórmula pra este jogo, mesmo que o Flamengo tenha desfalques importantes com Arrascaeta, Bruno Henrique e Rodrigo Caio.

É bom ter vencido a primeira partida, mas também é bom lembrar que Vladimir foi o melhor em campo. Em jogos contra equipes tão mais qualificadas é uma necessidade reconhecer a superioridade do adversário e lutar muito. É o papel do Avaí nesta rodada. E o futebol tem histórias e mais histórias de times mais frágeis que bateram equipes bem mais fortes.