O futebol com estádios vazios é apenas um esporte. O futebol com torcida na arquibancada é este espetáculo apaixonante que todos estamos recebendo de volta com os jogos da Euro 2020.

Continua depois da publicidade

Neste último ano o futebol precisou ser praticado sem torcedores nas arquibancadas. Foram duas necessidades que se juntaram. A pandemia impediu as aglomerações por questões sanitárias que fugiam ao alcance das mãos como sempre se tenta ter tudo. Fugia ao controle.

A segunda razão era a necessidade de seguir com a chamada “indústria do futebol”, que movimenta a economia e faz existirem, ou sobreviverem os clubes, e por consequência, o próprio futebol. São muitos profissionais que trabalham e dependem do futebol. Era preciso jogar, mas com estádios vazios.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A Euro é o marco da volta da festa. Ainda com restrições e com cada país estabelecendo aquilo que é possível, os estádios tiveram a volta do torcedor. A Europa pode fazer por estar passos adiante no combate à pandemia e em relação à vacinação.

Continua depois da publicidade

A festa da torcida inglesa nesta terça, na vitória da Inglaterra por 2 x 0 em cima da Alemanha, teve imagens maravilhosas e o estádio de Wembley tremendo, sacudindo com metade da capacidade liberada e torcedores enlouquecidos nas arquibancadas.

Aqui ainda não é possível. Lá na Europa já foi possível. Mas, mesmo distante, o futebol está de volta, com tudo que tem direito – bons jogadores, grandes partidas, bons gramados, belos estádios, emoção, gols, e a indispensável presença do torcedor nas arquibancadas. Que atmosfera mágica!