A transferência da partida Avaí x Flamengo, que vinha sendo especulada há algum tempo, tornou-se notícia nesta segunda-feira (26). Com a justificativa que for, se existir essa transferência, vai causar um desgaste enorme com os torcedores. Já há uma cobrança por conta da péssima campanha no Brasileirão, com a retirada de uma grande partida como essa, a tendência é haver uma pressão ainda maior.
Continua depois da publicidade
A justificativa do Avaí é questão da reforma do gerador e o término do prazo dado pela CBF para que isso ocorresse. Mesmo assim, a responsabilidade é do clube, que, com mais ou menos dificuldades, conhecia os prazos e as punições. Os sócios certamente vão reclamar, como já é possível perceber nas redes sociais. O Avaí terá que estudar uma forma de compensar a torcida e os sócios.
A questão financeira
Na ponta do lápis, uma cota limpa de R$ 1,8 milhão é bastante interessante. Se formos tomar como base a renda da partida com o Corinthians, realizada no domingo e com potencial de torcida compatível com o jogo contra o Flamengo, o valor não tem comparação. O Avaí teve renda de R$ 371 mil domingo passado. Bem menos que o valor que estaria sendo oferecido para vender o mando de campo para Brasília. Conhecendo um pouco o presidente Francisco Battistotti e sua forma de pensar e colocar os números $$$ sempre em alta relevância, o que não dá pra dizer é que não tenha sua importância. Só que nem a justificativa financeira, com as contas expostas, se o Avaí fizer o processo de forma transparente, vai convencer o torcedor.
A questão esportiva
Esportivamente não há como negar que o campeonato vai ter mais uma inversão de mando. Se o jogo fosse em Florianópolis, a torcida do Avaí seria maioria. Aliás, na Ressacada, historicamente o Flamengo tem dificuldades. Até em 2009, um time que tinha Adriano, e viria a se tornar campeão brasileiro, perdeu de 3 a 0. Em Brasília, não há como negar, o mando se inverte, com o torcedor rubro-negro enchendo o estádio como fez diante do Vasco recentemente e antes da Copa América, contra o CSA. A questão não é nem o Avaí, que está com todas as dificuldades rodada a rodada. A questão é a competição e os adversários diretos do Flamengo na luta pelo título. Vai haver reclamações.
Continua depois da publicidade