A redução no orçamento do time 2025 do Avaí foi “anunciada” pelo presidente Júlio Heerdt em entrevista exclusiva à CBN Floripa (no vídeo abaixo, com 1h08 o início da entrevista) na sexta-feira, pouco antes da bola rolar para Avaí 3 x 0 Vila Nova. O presidente conversou comigo e com o colega Roberto Alves na cabine da CBN, na Ressacada, e falou sobre gestão e futebol.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Avaí vence o Vila Nova após jejum de seis rodadas na Série B
Morre ex-presidente do Avaí Décio Girardi em Florianópolis: “Perda inestimável”
Continua depois da publicidade
“Ano que vem nós estamos prevendo um orçamento menor do que tivemos esse ano. Temos que ter um equilíbrio econômico-financeiro do clube. Estamos prevendo tranquilamente que o tive de 2025 seja 30% ou um pouco mais, do total da folha, menor do que foi investido esse ano.”
Como o Avaí pretende “capitalizar” com a presença de Paul McCartney na Ressacada
Enderson Moreira x Enderson Moreira e o conflito da expectativa de acesso do Avaí
O desafio maior de Heerdt é fazer futebol vencedor em 2025, último ano da gestão dele, que até aqui não conseguiu nenhuma conquista dentro de campo. Mas o Avaí, para ser vencedor com 30% a menos, vai ter que fazer muito melhor, certamente revendo processos e pessoas. Sobre mudar pessoas, o presidente do Avaí já deu uma primeira pista sobre o que vem por aí:
“Estou fazendo uma avaliação profunda. Já estamos trabalhando com movimentações do elenco pra 2025. A gente deve anunciar no início desta semana a colocação em férias de alguns atletas, o que deve significar que nós estamos colocando esses atletas no mercado.”
Fotos: imagens de Avaí 3 x 0 Vila Nova, pela Série B 2024
Continua depois da publicidade
Sem resultados em campo, Julio Heerdt calça suas conquistas na área administrativa, com salários em dia quase durante toda a gestão, e em investimentos de infraestrutura que realizou para o Avaí, como reforma do gramado da Ressacada e o no CT, com o campo sintético da base. Mas perguntei a ele se, sem acesso para Série A, haveria um rombo financeiro e se todo o dinheiro da Liga havia sido gasto. A resposta foi direta:
“A nação avaiana pode ficar tranquila. O orçamento para contratação de jogadores foi cumprido à risca. O dinheiro da liga não foi nem todo recebido, nem todo gasto. O dinheiro da Liga vai servir pra três objetivos: pagamento de dívidas (Recuperação Judicial e transação tributária), investimentos em melhorias na Ressacada e infraestrutura geral, e montagem do grupo de atletas.”
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A realidade é que 2025 vai desafiador para o Avaí e para a gestão Júlio Heerdt. As cobranças vão ser enormes em campo. O Avaí precisa estar forte e disputando o título do Catarinense e o acesso na Série B. Vai ter que fazer com menos dinheiro. Para Heerdt a última chance de ganhar algo em campo. E tudo isso, com a política fervendo nos bastidores em ano de eleições.
Confira a entrevista exclusiva do presidente Júlio Heerdt à CBN Floripa: