CSA e Avaí são os dois times que mais estiveram no G-4 depois do campeão Fortaleza. O CSA esteve entre os quatro melhores em 33 das 36 rodadas disputadas até aqui. O Avaí é o terceiro mais vezes no G4 – são 25.

Continua depois da publicidade

O dado representa bastante, mas não significa conquista. O resultado final, a meta, é estar nesta faixa de classificação ao final da 38ª rodada. Com 59 pontos somados, o CSA tem duas chances para confirmar o seu acesso – pode ser contra o Avaí ou contra o Juventude, na próxima rodada, fora de casa – contra um time já desmobilizado e rebaixado, o que dá algum conforto na tabela.

Já o Avaí não tem nenhum conforto, com 57 pontos e fora, pelo menos momentaneamente, do G-4. Apesar do merecimento, pelas 25 rodadas lá dentro, o Leão tem que correr forte nos últimos dois jogos para garantir seu acesso. Para o Avaí, o jogo é bem mais decisivo e importante do que para o CSA, quem tem uma segunda chance, na dificuldade, pode se lembrar que ainda vai ter outra oportunidade. O Avaí tem que impor essa dificuldade ao CSA, para que ele pense na segunda chance e não na primeira.

Um jogo de paciência

Não é de qualquer jeito que o Avaí irá vencer o time bem treinado do CSA do técnico Marcelo Cabo. É jogando com boa estratégia, certa paciência e inteligência. O melhor jogo do Avaí é bem posicionado, atacando a saída de bola adversária a partir da intermediária do campo de ataque e fazendo movimentos verticais e rápidos para chegar ao gol adversário, sem dar chance de reestruturação da linha de defesa oponente. É, novamente, o espelho do jogo contra o Goiás.

O Avaí precisa da vitória, mas não deve partir pra cima e também não deve cair na armadilha de se desmanchar numa dificuldade imposta pelo jogo. O Avaí é um time de definições rápidas, não de muitos passes. Esse é o jogo, velocidade na roubada de bola.

Continua depois da publicidade

Opção errada

Geninho assumiu na entrevista coletiva que não levou o meia Luanzinho para Maceió por opção. Um equívoco. Deveria ter levado o garoto, que tem talento para entrar e mudar o panorama do jogo. Mesmo que tenha errado contra o Atlético-GO por inexperiência, não precisava pagar esse preço. O Avaí acaba sendo punido duas vezes. Se precisar de criatividade para furar o bloqueio defensivo, talvez Geninho olhe pro banco e sinta falta do garoto.

Confira a tabela da Série B