O Criciúma entrou no campeonato como grande favorito e estava muito à frente da concorrência. Isso ficou claro nas partidas iniciais da temporada, que foram as vitórias sobre o Marcílio Dias, por 2×0 na Recopa, e a goleada em cima do Figueirense, 4×1, na abertura do estadual. Foi quando escrevi que o Criciúma ainda estava à procura de um rival para a temporada. Já não é mais assim. e não somente porque os rivais apareceram.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Times da semifinal do Campeonato Catarinense reúnem 31 títulos estaduais
Vieram partidas em que o time foi bem, mas que entrou num modo conforto. Contra o Hercílio Luz, ainda na primeira fase, fez 2×0 em 27 minutos e simplesmente parou de agredir o adversário, jogando somente em contra-ataques e criando pouco. A primeira derrota chegou, contra o mesmo Marcílio da Recopa, e deixou o aviso.
Com um time base muito bom e muito entrosado, o Tigre deixou transparecer carências de grupo. Das contratações, somente o zagueiro Wilker Angel se firmou. Fellipe Mateus segue sendo o grande maestro e Éder o diferencial. Quando eles estão em campo, o Criciúma está muito forte. Quando não estão, há problemas…
Continua depois da publicidade
Catarinense 2024: Semifinais definidas e Avaí comanda a seleção da volta das quartas
Marquinhos Gabriel começou o campeonato voando, com excelentes atuações, mas, assim como o time, já não tem mais o mesmo desempenho. O goleiro Gustavo tem sido destaque nas últimas partidas. Foi o herói na Copa do Brasil e na eliminatória diante do Hercílio. Isso diz alguma coisa.
Outro problema é a quantidade de cartões vermelhos do Tigre de Claudio Tencati. Foram sete na primeira fase. O tricolor do sul do estado ainda é o que mais teve expulsões na competição, o que representa e comprova alguma instabilidade de grupo.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Na semifinal contra o Barra, o Criciúma ainda é bem favorito. O Barra segue como zebra e se passar à final vai fazer o que ninguém imagina (ou alguém aposta mais no Barra do que no Criciúma?). Mas a realidade é que, pelo seu rendimento, que já não é mesmo, e pelo crescimento, principalmente do Avaí, o Criciúma já não sobra em relação à concorrência como no início da temporada.
Cartola 2024: Quanto custa para montar o time titular do Criciúma
Continua depois da publicidade