O Criciúma já não é mais o mesmo. Sim, aquele time consistente e que desde o início da competição aparece entre os melhores e os que brigam por uma vaga na Série A deu espaço para uma equipe que tem oscilado demais recentemente. A oscilação coloca o Tigre em risco na briga pelo acesso.

Continua depois da publicidade

Árbitro catarinense vai apitar na final da Copa do Brasil, saiba quem é ele

Num recorte das últimas 10 rodadas, entre o final do turno e o início do returno, o Criciúma é o catarinense de pior rendimento. Sim, na classificação das últimas 10 rodadas, o Tigre está atrás do Avaí, que seria o 6° lugar, e da Chape, que estaria como 11°. O Criciúma, com três vitórias, dois empates e cinco derrotas, teria apenas a 12° posição.

Individualmente, o Tigre tem o melhor jogador da Série B na nota SOFASCORE, que faz as estatísticas do campeonato. Fellipe Mateus tem a maior nota, com 7,37.

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

No primeiro turno inteiro, o Criciúma, em 19 jogos, teve cinco derrotas. No returno, em apenas sete jogos, já tem três. O rendimento claramente caiu e precisa chamar atenção. O Criciúma segue na briga, mas precisa reagir e voltar a ter a consistência anterior, da primeira parte do campeonato.

Avaí líder nas expulsões

Denílson foi expulso na partida do Avaí sábado passado na Ressacada contra o Atlético-GO (Foto: Frederico Tadeu/ Avaí FC)

Apesar de ter melhorado, e neste recorte dos 10 últimos jogos ocupar uma hipotética 6° colocação, o Avaí ainda tem muitos destaques negativos coletivos. A equipe segue como uma das defesas mais vazadas, a terceira geral, com 34 gols sofridos. Só que o número mais assustador é o de expulsões. O Avaí é o líder geral da Série B nas expulsões, com 9 ao todo na competição. O Leão é também destaque negativo nos cartões amarelos, com a segunda posição geral e 84 advertências. 

Figueirense atual é o retrato do alívio por empatar em casa com o Hercílio

Chapecoense perde muitas chances claras

Chapecoense de Marcinho segue ameaçada de rebaixamento na Série B (Foto: João Heemann/ ACF)

A Chapecoense segue bastante irregular na Série B. Mesmo com as vitórias fora de casa contra Novorizontino e Botafogo-SP, que empolgaram a torcida, a Chape não vence em casa e se mantém pressionada pela zona de rebaixamento.

FCF decide afastar temporariamente instrutor de arbitragem por suposta postagem contra o Avaí

O curioso é que a Chapecoense é um dos times que mais cria grandes chances de gol, só que ao mesmo tempo as desperdiça. A Chape é a segunda que mais cria, com 40 oportunidades claras de gol na competição. Só que é uma das que mais perdem estas chances – a 6° no ranking das chances perdidas. Das 40, perdeu 21. 

Continua depois da publicidade

Cenário geral não mudou

Os números mostram momentos das equipes, mas de uma maneira geral nada mudou. O Criciúma, apesar da oscilação, segue na briga pelo acesso. O Avaí melhorou bastante, mas ainda luta pra não cair. E a Chape segue a mesma batida e a mesma briga contra o rebaixamento. 

***As estatísticas são do site SOFASCORE, que é o aplicativo oficial utilizado pela CBF para as Séries A e B***