Foi um jogo muito aberto, em Doha, ainda na rodada de estreias da Copa do Mundo. Foi uma partida muito mais dos ataques do que das defesas. A Alemanha dominou as ações boa parte do jogo, mas sofreu com o Japão, que não abriu mão de atacar, e acabou premiado com a virada e a vitória . Na realidade, a Alemanha, em boa parte, deixou de resolver o jogo, porque teve chances pra isso.

Continua depois da publicidade

Zebra! Japão vira sobre a Alemanha e vence em estreia na Copa do Mundo

O Japão foi mais preciso e eficiente. Mas os asiáticos mostraram bom toque de bola, organização, coragem e mais precisão nas finalizações. Antes mesmo do empate, o goleiro Neuer já havia feito um milagre. E após o empate, a Alemanha se expôs mais ainda, correndo riscos, deixando espaços, que foram aproveitados.

Tite desconversa sobre escalação do Brasil contra a Sérvia para “não dar armas ao adversário”

A Alemanha, desde o primeiro tempo, tocava bem a bola, e criava boas jogadas e oportunidades. Mas falhava nas finalizações. O jovem Musiala, do Bayern de Munique, perdeu alguns lances de gol.

Continua depois da publicidade

No final das contas, o resultado foi merecido. Pela luta, pelo ímpeto e pela eficiência japonesa. E também pela displicência alemã. O grupo passa a ficar muito aberto e a Alemanha, assim como a Argentina – dois campeões de Copa –, a partir de agora, passa a ter partidas decisivas e com cara de eliminatória.