A Copa Santa Catarina 2023 começou durante a semana com a vitória do Figueirense sobre o Joinville por 3 x 1. E desta vez está realmente atraindo os grandes do estado. Muito mais do que nas últimas temporadas, a competição este ano passou a ter um “valor significativo”. Com a redução das vagas do estado na Copa do Brasil do ano que vem para apenas três, o torneio virou a sensação deste final de temporada. E o “valor significativo” equivale à vaga e o dinheiro expressivo que a Copa do Brasil distribui todos os anos para os participantes.

Continua depois da publicidade

Vitória do Figueirense sobre o Joinville na abertura da Copa Santa Catarina foi em ritmo de treino

Claro que ser campeão de uma competição estadual continua tendo o seu valor. É a tal história da “faixa no peito” e “taça no armário”. Só que Copa Santa Catarina não é Campeonato Catarinense. Mas, sendo mesmo realista, não dá pra fugir desta verdade: o que está atraindo os clubes é a receita da Copa do Brasil 2024. Para todos os 10 participantes, é uma grana que faz toda a diferença na receita da próxima temporada.    

Equilíbrio geral

Avaí e Chapecoense seriam os favoritos na Copa Santa Catarina se não estivessem envolvidos neste momento com uma luta complicada na Série B. O foco dos dois vai estar e tem que estar na luta contra o rebaixamento para a terceira divisão nacional.

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

Figueirense e Joinville têm realidades bem diferentes, mas chegam com fragilidades latentes. O Figueirense acaba de passar por uma Série C fracassada, que quase o levou para a quarta divisão. O Joinville entra com um time novo, jovem e que vai servir de laboratório para o Estadual 2024. E isso ficou claro na partida de estreia. 

Os finalistas do ano passado prometem incomodar novamente. Marcílio Dias e Hercílio Luz podem chegar às finais. O time de Itajaí sob o comando consistente de Waguinho Dias, campeão catarinense com o Brusque 2022, e o Hercílio mantém a sequência de trabalho de sucesso dos últimos anos, com Raul Cabral firme no comando.