A dimensão dos campos é um dos assuntos mais comentados e discutidos na Copa América, principalmente depois do empate da Seleção Brasileira na estreia contra a Costa Rica. Está faltando espaço, é verdade.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Brasil decepciona e só empata com a Costa Rica pela estreia da Copa América

Empate na estreia da Copa América confirma Seleção longe de favoritismos; falta um 9 para o Brasil

Mas o que não se pode dizer é que os campos dos estádios americanos não estão nas dimensões oficiais. Essa é a alegação de defesa da própria Conmebol. Para partidas internacionais, a FIFA estabelece que a dimensão mínima é de 64x100m, exatamente a praticada nos campos da competição atual realizada nos EUA.

Continua depois da publicidade

Essa medida realmente é menor do que a própria FIFA estabeleceu como padrão para os jogos de Copa do Mundo, que é 68x105m. Medida que também é utilizada na maioria das grandes competições, como a Champions League ou o Brasileirão, por exemplo. 

Copa América: Quem é o maior campeão? Confira ranking

A questão nos Estados Unidos é financeira. A Conmebol quer ganhar mais dinheiro e enxergou no mercado americano esta possibilidade. Ao mesmo tempo a infraestrutura dos estádios americanos prioriza os padrões do futebol deles, com campos mais estreitos, e os shows, que arrecadam muito dinheiro.

Veja cada um dos 14 estádios da Copa América 2024

Não há irregularidade no tamanho dos campos da Copa América, mas pra uma competição tão importante como é, recebendo a atual campeã mundial, a Argentina, com Messi, e outros astros como Vini Jr. e Luis Díaz, a Conmebol poderia ter caprichado para cobrar as dimensões padrão Fifa de Copa do Mundo.

Continua depois da publicidade

Por que a Copa América 2024 será disputada em campos menores?

Conheça as camisas da Copa América 2024 e vote na mais bonita

Mas a preocupação que fica, e a impressão, é que a própria Fifa tenha problemas em 2026 com os mesmos estádios e a Copa do Mundo. Ainda é difícil imaginar que uma Copa do Mundo Fifa seja jogada com campos e dimensões abaixo dos 68x105m, mas também se sabe que os americanos não têm o futebol entre os esportes que são prioridade para eles. É aguardar pra ver.

Enquanto isso, Brasil, Argentina, Uruguai… todos vão ter que se adaptar à realidade das “dimensões Copa América”. Com mais ou menos espaços, Vini Jr. vai ter que achar como fazer seus dribles e suas jogadas.