Foram 15 minutos de conversa com o homem que vai comandar as tensões e apreensões da torcida brasileira nesta corrida final até a Copa do Mundo do Catar, em novembro. Mas Tite está tranquilo e foi muito atencioso no mídia day realizado nesta segunda-feira, na capital gaúcha, Porto Alegre. Recebeu a equipe da NSC e tantas outras do sul do país para entrevistas em série.
Continua depois da publicidade
Claro que como qualquer profissional que tem responsabilidade e compromisso com aquilo que faz, Tite também tem a sua ansiedade, mas sabe muito bem como lidar com ela.
“Claro que a expectativa fica, sou ser humano, sei que o tempo vai se tornar mais próximo, mas tenho também o discernimento de saber que as construções do trabalho têm que ser diárias”.
Tite sabe o quanto mexe com o torcedor e com a paixão. Até com as rivalidades locais, como a do futebol da capital catarinense. Tite levou em 2018 dois atletas de formação no Figueirense, Roberto Firmino e Filipe Luís, e para esta Copa tem trabalhado com Gabriel Magalhães e Raphinha, que foram da base do Avaí.
> Copa do Mundo 2022: onde vai ser, data e tudo sobre

“Eu tenho um respeito muito grande, independente do lugar, do local. Eu tenho muita gratidão e sei de onde vim, onde me formei. Eu comecei a treinar equipes de fábrica, tenho essa dimensão. O Raphinha foi uma grande descoberta da minha comissão técnica. O Gabriel Magalhães da mesma forma, acompanhamos a evolução no Arsenal. Ele está dentro daquele grupo de atletas importantes pra Copa”.
Pedro do Flamengo, o assunto do momento
Um assunto era pauta recorrente na série de entrevistas da imprensa do sul do país: o atacante Pedro do Flamengo e o momento que vive. Tive que perguntar duas vezes, insistir no tema para arrancar algo mais contundente. Na segunda resposta, enfim, tive a sensação clara de que ele vai ser convocado agora em setembro. Não há como não convocar.
Continua depois da publicidade

“Pelo nível que ele está também tendo e dando sequência. Um dos grandes méritos do Dorival foi ajustar o Flamengo, jogar com dois atacantes, um de movimentação, que é o Gabigol, e um mais de área, e ele está performando a cada jogo. Sem assegurar absolutamente nada, pois não faz parte de mim, ele está em um grande momento, potencializado pelo momento na retomada da equipe”.
Falta pouco para a Copa. O mês de setembro vai ser decisivo para as últimas definições. Tite admitiu que não tem como mensurar o quanto já é certeza e o quanto ainda é dúvida. Mas nas palavras, de uma forma geral, há muita convicção no trabalho realizado, e no olhar do treinador há aquele brilho especial de um profissional com gana de vencer e trazer o hexa no final do ano.
Six goals, THAT header and non-stop action!
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) August 15, 2022
One of the most entertaining #FIFAWorldCup matches of all time?!
It’s 97 days to go until #Qatar2022!
@OnsOranje