Foram 15 minutos de conversa com o homem que vai comandar as tensões e apreensões da torcida brasileira nesta corrida final até a Copa do Mundo do Catar, em novembro. Mas Tite está tranquilo e foi muito atencioso no mídia day realizado nesta segunda-feira, na capital gaúcha, Porto Alegre. Recebeu a equipe da NSC e tantas outras do sul do país para entrevistas em série. 

Continua depois da publicidade

Claro que como qualquer profissional que tem responsabilidade e compromisso com aquilo que faz, Tite também tem a sua ansiedade, mas sabe muito bem como lidar com ela.

“Claro que a expectativa fica, sou ser humano, sei que o tempo vai se tornar mais próximo, mas tenho também o discernimento de saber que as construções do trabalho têm que ser diárias”.

Tite sabe o quanto mexe com o torcedor e com a paixão. Até com as rivalidades locais, como a do futebol da capital catarinense. Tite levou em 2018 dois atletas de formação no Figueirense, Roberto Firmino e Filipe Luís, e para esta Copa tem trabalhado com Gabriel Magalhães e Raphinha, que foram da base do Avaí.

> Copa do Mundo 2022: onde vai ser, data e tudo sobre

Atacante Raphinha, ex-Avaí, foi achado da comissão técnica de Tite
Atacante Raphinha, ex-Avaí, foi achado da comissão técnica de Tite (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)
“Eu tenho um respeito muito grande, independente do lugar, do local. Eu tenho muita gratidão e sei de onde vim, onde me formei. Eu comecei a treinar equipes de fábrica, tenho essa dimensão. O Raphinha foi uma grande descoberta da minha comissão técnica. O Gabriel Magalhães da mesma forma, acompanhamos a evolução no Arsenal. Ele está dentro daquele grupo de atletas importantes pra Copa”.

Pedro do Flamengo, o assunto do momento

Um assunto era pauta recorrente na série de entrevistas da imprensa do sul do país: o atacante Pedro do Flamengo e o momento que vive. Tive que perguntar duas vezes, insistir no tema para arrancar algo mais contundente. Na segunda resposta, enfim, tive a sensação clara de que ele vai ser convocado agora em setembro. Não há como não convocar.

Continua depois da publicidade

Atacante Pedro, do Flamengo, deve ser chamado em setembro
Atacante Pedro, do Flamengo, deve ser chamado em setembro (Foto: Marcelo Cortes / CR Flamengo)
“Pelo nível que ele está também tendo e dando sequência. Um dos grandes méritos do Dorival foi ajustar o Flamengo, jogar com dois atacantes, um de movimentação, que é o Gabigol, e um mais de área, e ele está performando a cada jogo. Sem assegurar absolutamente nada, pois não faz parte de mim, ele está em um grande momento, potencializado pelo momento na retomada da equipe”.

Falta pouco para a Copa. O mês de setembro vai ser decisivo para as últimas definições. Tite admitiu que não tem como mensurar o quanto já é certeza e o quanto ainda é dúvida. Mas nas palavras, de uma forma geral, há muita convicção no trabalho realizado, e no olhar do treinador há aquele brilho especial de um profissional com gana de vencer e trazer o hexa no final do ano.