Sair do futebol Catarinense direto para a Europa não costumava ser um caminho natural, mas também não chega a ser nenhum pecado. Em 2016, o desconhecido atacante Raphinha salvou o ano financeiro do Avaí ao ser negociado por 600 mil euros (na época em torno de R$ 1,8 milhão) para o futebol português. Não havia sequer jogado no profissional do Leão e seguiu este caminho, passando por cima do grande mercado nacional. Foi direto para o Vitória de Guimarães.
Continua depois da publicidade
Do futebol português para o francês e, mais recentemente, para o futebol inglês da badalada Premier League, onde atua no Leeds United de Marcelo Bielsa. Agora está convocado pelo técnico Tite para a Seleção principal e todos querem saber quem é Raphinha.
É algo que ocorreu com Filipe Luís e com Roberto Firmino quando começaram a aparecer nas listas de convocações. Pelo simples fato de não terem jogado num grande do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas ou Rio Grande do Sul. É natural. Sendo bem correto, nem o torcedor do Avaí conhece bem Raphinha, apesar de, com todo direito, se orgulhar da formação dele na Ressacada.

Raphinha tem mostrado qualidades para ser convocado. É um atacante que tem velocidade, drible, faz gols, apesar de não ser artilheiro, e prepara muito bem as jogadas pelo lado do campo. E joga com um grande treinador, num campeonato de primeiro nível mundial.
Continua depois da publicidade
Acreditava que seria olhado pela Seleção Olímpica antes. Está indo direto para a principal. Vai ter que saber lidar com essa desconfiança com muito futebol e personalidade para se firmar na Seleção. Firmino e Filipe Luís conseguiram ultrapassar essa barreira. Acredito em Raphinha também.
E o Avaí?
O Avaí se orgulha da convocação de mais um atleta oriundo da nossa base.
— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) August 13, 2021
Raphinha desejamos toda a sorte do mundo na Seleção Brasileira.
Saudações avaianas! #BaseAvaiana pic.twitter.com/hwAh37Yize
Quando ao Avaí, ainda pode se beneficiar de tudo isso, com alguma possível negociação dentro do futebol inglês. Apesar de não ter mais nenhum percentual direto do atleta, terá sempre algum percentual da cláusula de solidariedade. O Avaí vai ter sempre em torno de 3% de diretos em qualquer negociação do atleta – com a mudança recentes na regra da FIFA, mesmo que essa negociação seja dentro do futebol inglês, o Avaí recebe.
Confira a relação dos convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Continua depois da publicidade
Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica);
Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG), e Daniel Alves (São Paulo);
Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Claudinho (Zenit), Éverton Ribeiro (Flamengo), Lucas Paquetá (Lyon);
Atacantes: Neymar (PSG), Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Hertha Berlin), Raphinha (Leeds), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton), Gabigol (Flamengo).
Continua depois da publicidade