Nem mesmo na convocação de Daniel Alves o técnico Tite surpreendeu a grande maioria ao divulgar a lista dos 26 atletas que vão à Copa do Mundo do Catar. Apesar da temporada bastante irregular do lateral, ele sempre foi um dos chamados “homens de confiança” do treinador.
Continua depois da publicidade
Talvez Gabriel Martinelli, atacante do Arsenal, e que tem apenas três jogos com a Seleção, ou Bremer, zagueiro da Juventus, que tem apenas uma aparição, possam ser chamados de “surpresas”. Mas a realidade é que Tite testou estes jogadores. Mesmo que alguns num último momento.
E não há polêmicas! O último apelo popular foi Pedro, atacante do Flamengo, e este apelo está atendido. Pedro está na lista. Tite não foi exposto e não chegou exposto a uma grande cobrança. Até a convocação de Dani Alves, que foi bastante questionada, é uma discussão menor.
Receba notícias do DC via Telegram
Há equilíbrio nesta lista. Equilíbrio entre experiência e juventude. Thiago Silva, Casemiro, Neymar e Daniel Alves contemplam a necessidade de experiência. E juventude há bastante, como Vini jr., Raphinha, Antony, Rodrigo e Martinelli – para citar alguns.
Continua depois da publicidade
O trabalho foi bem-feito. Esse ciclo completo foi bem realizado. Os jovens apareceram. Há muito talento na Seleção renovada em quatro anos. Há um trabalho de comissão técnica, com muitos dados e muitos cuidados nas escolhas. Isto foi exposto na argumentação da lista durante a coletiva em que Tite e sua comissão defenderam as escolhas.
Leia mais
Lista fechada: Tite anuncia os 26 convocados para a Copa do Mundo do Catar