O “novo” Claudinei Oliveira é um dos maiores responsáveis pela conquista do Avaí no Catarinense 2021. Lugar comum e obviedade dizer que o treinador tem méritos, afinal é o comandante. Mas é preciso registrar que houve uma mudança significativa do Claudinei antes “reativo” para o Claudinei atual e a forma de colocar o time em campo – muito mais agressiva. Foi fundamental para que o título estadual pudesse ser realidade.

Continua depois da publicidade

Claudinei Oliveira se reinventou. Desde o final da Série B de 2020 já era possível perceber uma forma diferente do técnico colocar o Avaí em campo. Num tiro curto de 11 jogos, o time tinha a necessidade de vencer e vencer e passou a jogar de forma muito mais agressiva, até muito exposto. Os jogos ficavam uma loucura, muito abertos.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

No Estadual a postura se manteve, mas de uma forma muito mais trabalhada e treinada. Para que um time jogue agredindo o adversário no campo de ataque é preciso primeiro acertar a forma de defender. A principal mudança está ali, na linha de defesa, que passa a jogar muito mais adiantada. E isso precisa ser muito bem trabalhado, para compactar a equipe, coordenar os movimentos e não correr tantos riscos.

Claudinei foi vencedor e mostrou para a parte desconfiada da torcida que pode trabalhar de uma forma diferente, com repertório. Vai ser muito importante na caminhada da Série B. O Campeonato Catarinense exigia um Avaí agressivo e tomando iniciativa nos jogos. A Série B exige equilíbrio, estratégia e repertório de jogo.

Continua depois da publicidade