O presidente do Avaí, Francisco Battistotti, esteve no Debate Diário ontem e, muito mais do que falar do acesso que ocorreu no último sábado, revelou quais as ideias para o planejamento 2019. A questão financeira foi um dos principais assuntos. Battistotti revelou como pretende administrar a cota Série A de televisão. É um ano diferente, com as novas divisões dos contratos com a Rede Globo.

Continua depois da publicidade

Um primeiro montante vem no primeiro semestre e é a fatia maior do bolo. Segundo o presidente, haverá um cuidado para distribuir esse valor durante toda a temporada, porque, por enquanto, é o que há de concreto. O presidente não confirmou o valor, mas a cota do primeiro semestre fica em torno de R$ 20 milhões.

É uma forma de fazer gestão responsável, apesar das pressões do futebol. Mas haverá mesmo um investimento maior para o Brasileiro. O mandatário confirmou que para a Série A o Avaí trará de dois a três jogadores mais caros e que possam fazer a diferença dentro da competição. Citou Dagoberto, que está no Londrina.

O atacante estará com 36 anos em 2019 e o time terá que jogar em função dele – não sei se é o melhor caminho. Avalio que a diretoria deveria pensar melhor. O que importa é que os conceitos estão corretos. A prática precisa ser correta também para que o Avaí faça uma Série A consistente.

9 ficam de 21

De uma lista de 21 jogadores que têm contrato encerrando agora no final do ano, o presidente afirmou que pretende ficar com nove. Não revelou os nomes, mas disse que as negociações mais difíceis são Judson e Renato. O Avaí tem que dar prioridade para os titulares da campanha 2018. Marquinhos Silva, Betão, Judson, Matheus Barbosa, Pedro Castro, Renato e Getúlio estão nessa condição e deveriam ter toda atenção da diretoria para renovações.

Continua depois da publicidade

Manter essa base é um salto à frente dos concorrentes. Além deles, o lateral Iury é outro que o Leão deveria batalhar pra ficar. Battistotti revelou que Moritz e Gabriel Lima devem ficar. Não soube dizer quantos atletas serão contratados para o início da temporada. Mas se tudo que está traçado, com a manutenção de uma base, o Avaí começará bem.