O Governo do Estado finalizou neste final de semana um documento que prevê o passo a passo para realização de treinos com bola, os “treinos reais”, que estão mais de acordo com aquilo que o dia a dia normal na preparação para as competições.
Continua depois da publicidade
O manual, que também determina como devem ser os procedimentos para realização dos jogos de futebol profissional, já foi enviado à Federação Catarinense de Futebol e à Associação de Clubes SC.
Com este documento em mãos, o executivo da Associação de Clubes SC, Cláudio Gomes, entende que os chamados “treinos reais”, que são os trabalhos com bola, em grupo e com contato físico, estão liberados. A Associação vai tentar agora uma aproximação com as prefeituras e as autoridades de saúde municipais, para que isto se torne realidade no dia a dia.
“A gente está falando da volta do futebol profissional, com equipes médicas, com protocolo e todas as preocupações sanitárias. A nossa orientação é que voltem os treinos. Se o Governo do Estado criou diretrizes com base em todas as precauções, quais os motivos que os municípios teriam para não querer liberar?”
Importante ressaltar que em consulta que fiz ao Governo do Estado, a resposta foi que o novo documento não é uma autorização expressa e nem derruba o decreto do dia 1º de junho, que mantém proibida a realização de jogos até o dia 5 de julho. Este decreto ainda está em vigor e é isso que vale.
Continua depois da publicidade
Mas se as prefeituras liberarem agora os treinamentos com bola, já é possível fazer esse tipo de trabalho, seguindo as diretrizes estabelecidas agora pelo Governo do Estado.
O mesmo é valido a partir do dia 5 de julho para os jogos. Se a partir daquela data as prefeituras liberarem, as diretrizes já estão estabelecidas neste documento.
Para o Governo, é isto que a publicação representa.
Tudo ainda depende das prefeituras. O governo editou as normas. Os prazos são as prefeituras que vão determinar.
FCF e Associação de Clubes planejam volta do Estadual para primeira quinzena de julho.
Mesmo assim, com base neste documento editado pelas autoridades sanitárias do estado, nos bastidores, a FCF e a Associação de Clubes SC trabalham com a possibilidade de que o Catarinense 2020 seja retomado ou no dia 8 de julho, uma quarta-feira, ou no dia 12, um domingo.
Continua depois da publicidade
Os clubes passariam a treinar com bola nos próximos dias, cumprindo o prazo necessário de 15 a 20 dias para condicionamento físico e trabalho com bola. Estariam prontos para jogar entre o final deste mês e o início do próximo, podendo então competir novamente depois do dia 5 de julho, data limite do decreto do governo.






