Pra começar a conversa, a liderança segura do Criciúma já não é mais tão segura. O Marcílio Dias pode roubar a posição nesta última rodada da primeira fase do Estadual. O que se viu durante a competição foi um Tigre que começou voando e depois se acomodou com as facilidades e a classificação bem antecipada. Já o Marcílio Dias foi a sensação, a surpresa desta primeira fase. Jogando bem, convencendo, vencendo, e pressionando o time de Claudio Tencati, que o Marinheiro bateu na quarta rodada.

Continua depois da publicidade

Avaí ganha representatividade na FIFA

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Ligado a este tema tem a Chapecoense, que enfrenta o Criciúma e pode ser o único dos grandes a ficar fora do mata-mata. E ainda vive uma remota ameaça de rebaixamento. A classificação da Chape era factível depois da chegada de Louzer e das duas vitórias seguidas, mas depois da derrota para o Figueirense ficou bem difícil. E, nem nas vitórias, o time não vem jogando bem. Talvez seja melhor mesmo (pra ela) a Chape cair fora e se preparar para a dureza que vai ser a Série B do Brasileiro.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Existe a turma que está de olho no Catarinense e na Série D. Para Barra, Hercílio Luz e Joinville vale a classificação, a vaga no mata-mata do Catarinense, mas também vale muito a vaga da Série D de 2025 – o que é fundamental, por exemplo, para o Joinville, que está já sem disputar o campeonato nacional há três temporadas. O Jec não pode passar mais um ano sem Brasileiro.

Dorival Júnior convoca a Seleção Brasileira do futuro

Criciúma fecha acordo com empresa mundial para nova iluminação do Heriberto Hulse

É bom lembrar que se os três (Barra, Hercílio Luz e Joinville) seguirem para o mata-mata, a briga pelas vagas da Série D do ano que vem segue e só se define com quem for mais longe e garantir a melhor colocação na competição no geral. Inclusive o Marcílio Dias, que está disparado agora.

Novidade no caso Daniel Alves: veja o que o Ministério Público está pedindo

E a última rodada vale, obviamente, uma melhor colocação para todos que já estão classificados, como os casos de Avaí e Figueirense. O Avaí ainda pode ficar em segundo lugar e o Figueirense ainda pode buscar a terceira colocação. Os dois têm obrigação de brigar por essa condição, mesmo que seja complicado para a dupla subir mais esse degrau na tabela.

O rebaixamento? Neste caso, acredito que já temos definições. O Nação já está rebaixado e o Inter de Lages dificilmente escapa.

Continua depois da publicidade

Fotos: Daniel Alves durante julgamento na Espanha