O Brusque vem se afirmando no futebol catarinense e brasileiro desde 2019, quando conquistou a Série D nacional. De lá pra cá, acesso novamente em 2020, permanência na Série B em 2021, finalista no Estadual de 2020 e semifinalista em 2021. O Brusque está rondando uma nova conquista estadual. O desenvolvimento de time e clube que vêm sendo bem-feito nestas últimas temporadas. É o melhor futebol deste Catarinense 2022.
Continua depois da publicidade
O Concórdia tem sido muito estável. Com um futebol baseado numa solidez defensiva, é um time competitivo desde que o campeonato começou. Com bons valores individuais, como o volante Felipe Manoel, ou o atacante Marcelinho, a equipe tem no trabalho do técnico Itamar Schülle sua segurança. Um profissional que já rodou o país e conhece muito bem o futebol e o campeonato catarinense. É uma das novidades nas semifinais, mas fez por merecer.
> Avaí e Brusque são os “campeões” de folha de pagamento no Estadual 2022
O Figueirense é o supercampeão, que numa fase final passa a carregar essa responsabilidade. Afinal são 18 conquistas em 100 anos de história, uma torcida numerosa por todo o estado, que sempre exige o máximo em nível estadual, seja com mais ou menos dificuldades. O time do técnico Junior Rocha demorou a encaixar e engrenar, mas chega às semifinais num grande momento. É uma equipe intensa, competitiva e extremamente coletiva. Com estádio cheio e apoio da torcida, a tendência é ficar mais forte.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
O Camboriú chega muito forte. É um time com um trabalho tático muito bem realizado, com mecanismos complexos de movimentação entre as transições defensiva e ofensiva, mas que estão muito bem coordenados, num ótimo trabalho do jovem treinador Luan Carlos, de apenas 29 anos. Além disso, ainda há destaques individuais, como o meia Balotelli, o experiente Jorge Henrique, o goleiro Gabriel Félix e os atacantes Juliano e Bruno Mota. Pode surpreender novamente. É um time agradável de ver jogar, com equilíbrio entre defesa e ataque.