São dois jogos e três semifinalistas envolvidos. Avaí, Chapecoense e Criciúma esquecem momentaneamente o Estadual e o trabalho agora é para decidir vagas importantíssimas na Copa do Brasil. Quem passar estará entre os 10 sobreviventes do peneirão dos 80 times que iniciaram a competição.

Continua depois da publicidade

Não é nada simples, mas há chances de dois catarinenses estarem nesta etapa, o que seria excelente. Há ainda o fator financeiro, sempre destacado aqui e em qualquer discussão sobre a competição. Com uma premiação de R$ 1,9 milhão não há como desprezar a partida ou priorizar algum outro confronto nesta semana.

Os três terão que planejar muito bem as partidas. Quem vencer sai cheio de confiança para encarar o adversário das semifinais do Catarinense. Entre Chapecoense e Criciúma, o Verdão é favorito, mesmo jogando em Criciúma. E entre Avaí e Vasco, o time do Rio de Janeiro tem mais chances de passar, mas o Leão vive seu melhor momento.

Vasco chega pressionado

O Vasco não teve um ganho significativo em termos de confiança por chegar a decisão do estadual do Rio de Janeiro. Era meio que uma obrigação passar pelo Bangu. Assim como, na mentalidade da torcida cruz-maltina, é também uma obrigação passar pelo Avaí, na Copa do Brasil. O time venceu o jogo de ida, em São Januário, e saiu vaiado por ter cedido ao Leão um segundo gol. Além de tudo isso, essa turbulência interna gerada pelas manifestações dos jogadores contra os atrasos de salários geraram ainda mais tensão.

O afastamento de Thiago Galhardo é um dos indícios de um ambiente com problemas. Ficou com jeito de que o grupo rejeitou o companheiro e que ele que estava vazando informações para a imprensa. Num momento de decisão, normalmente, este tipo de abalo gera ainda mais desconfianças. O Avaí tem que saber aproveitar isso, pressionando e deixando o adversário sempre desconfortável no jogo.

Continua depois da publicidade