Brusque e Criciúma já estão na lista histórica de campeões do futebol de Santa Catarina. A história dos Campeonatos Estaduais define os grandes clubes, os vencedores do futebol de Santa Catarina. O Criciúma sempre foi um dos grandes. Desde os tempos de Comerciário. O Brusque chegou para turma nos últimos cinco anos e garante a cada temporada que não vai sair deste seleto grupo.
Continua depois da publicidade
Brusque x Criciúma: transmissão, horário e tudo da final do Catarinense 2023
Saiba quanto o Figueirense já arrecadou em doações por Pix
O Brusque corre pela terceira conquista. Seria a segunda consecutiva de um clube que chegou em três das últimas quatro finais. O Criciúma corre pela 11ª, mas não chegava desde 2013. É muito tempo para um grande como o Tigre.
Continua depois da publicidade
Avaí anuncia Xavier como novo jogador do clube
Durante os 90 minutos o que vale é a competição em campo. Nada desse retrospecto vai contar. Os dois chegam confiantes e têm argumentos pra isso. O campeão de 2023 não vai ser campeão pela história que tem, mas pela história que construiu nesta temporada estadual. Vale muito aquela marquinha importante a mais na galeria dos títulos estaduais.
As marcas do estadual 2023
- A marca mais forte é a festa que fez a torcida do Tigre nas partidas do Heriberto Hulse. Foi um espetáculo a cada jogo e ajudou o Criciúma a conquistar vitórias importantes na competição.
- A ótima campanha do Hercílio Luz. Um dos mais tradicionais clubes do futebol catarinense, que vem se estruturando nos últimos anos e crescendo a cada temporada
- O bom trabalho do técnico Luizinho Lopes no Brusque. Novidade no futebol catarinense, o treinador soube aproveitar a base da defesa campeão de 2022 e reestruturou o time do meio pra frente.
Continua depois da publicidade
- O momento ruim do futebol da capital, que amargou eliminações nas quartas de final da competição. Avaí e Figueirense, os dois detentores do maior número de títulos no futebol do estado, fizeram feio e ficaram muito aquém daquilo que seria aceitável.
- O JEC que acabou passando recibo dentro e fora de campo. Em campo ficando fora ainda na primeira fase e perdendo vaga na Série D mais uma vez. E fora de campo com a tentativa de tirar o Hercílio da competição, que teve duas negativas na Justiça Desportiva.