A primeira disputa em campo na Ressacada neste sábado vai ser pela posse de bola. Vai ser a partida em que as duas equipes, Avaí e São Paulo, vão tentar dominar pela posse. É a característica dos dois times e dos dois treinadores.
Continua depois da publicidade
Os números comprovam
O São Paulo é o time com o quarto maior índice de posse de bola do Brasileirão até a oitava rodada. São em média 55% de posse de bola nas oito partidas do tricolor. O time com maior posse de bola do campeonato é o Atlético-MG, com 60,8%. Mas é fato também que o Avaí, 11º neste ranking, igualmente tem um índice alto, com 50,4% em todos os jogos.
> Brasil goleia Coreia do Sul com ataque envolvente em amistoso de preparação para a Copa
Mas os números mudam um pouco quando a análise mostra o Avaí na Ressacada e o São Paulo fora de casa – o que é o cenário deste jogo da 9ª rodada. Diante da sua torcida, o time de Eduardo Barroca fez em média 55,25% de posse de bola juntando as vitórias contra o América-MG, o Goiás e o Coritiba, e a derrota para o Juventude. Ou seja, em casa o Avaí tem mais fome de ter a bola.
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
Já a equipe de Rogério Ceni jogou quatro fora de casa. Diante do Corinthians, do Fortaleza, do Bragantino e do Flamengo, o tricolor paulista reduziu um pouco o índice de bola nos pés – a média é 51,25% – e somente contra o Bragantino teve mais posse.

Mesmo variando, os números mostram que as duas equipes lutam o tempo inteiro pela bola e, quando tem essa posse, valorizam, colocam a redonda no chão, sem chutões pra especular o jogo.
Portanto, quando a partida começar, às 19hs na Ressacada, a primeira disputa em campo vai ser por quem controla o jogo pela posse de bola, quem consegue se impor tomando a iniciativa.