Sempre haverá um desgaste quando há reajuste de preços. Os associados do Avaí estão ainda assimilando os novos preços aprovados e divulgados nesta semana. Nas redes sociais a gritaria foi grande e o próprio clube tem se dedicado a responder às reclamações. No meio da tarde de sexta, divulgou uma nota em seu site abrindo o preço e os custos das mensalidades para tentar explicar e convencer a necessidade dos aumentos. Claro que cada clube sabe onde o bolso aperta e suas necessidades mensais.

Continua depois da publicidade

Mas o torcedor, muitas vezes, também faz um esforço maior só pelo amor ao clube. É preciso uma política de transparência, como o Avaí está se esforçando em fazer, mas, ao mesmo tempo, é preciso suavizar o aumento para o sócio. O clube poderia ter aplicado, antes da política de aumentos, que pode afastar os sócios atuais e inibir novos, uma outra política para atrair, criando uma campanha com prazo estabelecido para os preços atuais.

O que deve ocorrer num primeiro momento é um impacto negativo no número de sócios. Imaginar simplesmente que porque está na Série A vai atrair novas associações, é pensar simples demais. Essa relação com o sócio é a relação que deveria ter o maior cuidado da direção do clube.