A derrota para o Atlético-GO deixou duas principais incomodações internas na Ressacada. A primeira delas foi o comportamento passivo do time no primeiro tempo da partida. O Avaí, em casa, no dia da festa de aniversário de centenário, deixou o adversário comandar as ações da partida por 45 minutos – o primeiro tempo inteiro.

Continua depois da publicidade

Criciúma em risco; Avaí líder de expulsões; Chape perde grandes chances – A Série B dos catarinenses

A segunda incomodação diz respeito às expulsões. Em 26 jogos no campeonato, o Avaí teve 9 cartões vermelhos. É o campeão de expulsões da Série B, como já escrevi aqui antes. E perdeu jogos por isso contra a Chapecoense, contra a Ponte Preta, contra o Criciúma, e dá pra colocar na conta também a derrota para o Atlético-GO. 

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

O que apurei nos bastidores foi que houve uma reunião forte com o grupo de jogadores para cobrar mais compromisso com a missão do Avaí. Participaram da reunião os atletas, a comissão técnica e o Departamento de Futebol, com Eduardo Freeland e Marquinhos presentes. Com um tom de conversa mais duro, o técnico Eduardo Barroca cobrou dos jogadores esse comprometimento. Questões simples, mas igualmente importantes, também foram cobradas, como cumprimento de horários nas concentrações, treinamentos e preleções.  

Continua depois da publicidade

FCF decide afastar temporariamente instrutor de arbitragem por suposta postagem contra o Avaí

Colocando na ponta do lápis, o Avaí melhorou seu desempenho, rendimento, pontuação e competitividade na Série B, mas isso ainda não trouxe nenhum alívio. Quando o Barroca estreou, na 16° rodada, contra a Ponte Preta, o time era 19° colocado. 

Figueirense atual é o retrato do alívio por empatar em casa com o Hercílio

Com o aproveitamento desde a chegada dele, o Avaí saiu da zona de rebaixamento, bateu na 15° colocação e agora é o 16°. Ou seja, melhorou, mas precisa melhorar muito mais. Está com 27 pontos e precisa de mais cinco ou seis vitórias em 12 jogos que tem pra fazer. Não dá mais pra vacilar.