Um dos problemas do Avaí atual é que o próprio treinador não acredita na equipe e na briga pelo acesso. Enderson Moreira não disse e não diz isso abertamente, mas chegou bem perto em algumas coletivas recentes.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Avaí e Brusque empatam sem gols pela Série B
Após os insucessos diante da Chapecoense, do Guarani e do Brusque, nas entrevistas, o treinador do Avaí vem falando das dificuldades que tem enfrentado com o time. Nesta última coletiva, após o empate em 0 x 0 com o Brusque, Enderson Moreira bateu inclusive no que seria um anseio muito grande do Avaí, ou da torcida, gerada pela rodada em que o time esteve na liderança.
Continua depois da publicidade
Avaí atual está cada vez mais distante do acesso na Série B
“Esse ano a gente criou uma expectativa… que talvez não fosse… uma liderança talvez, que foi talvez colocada num pedestal… um pedestal que talvez não fosse uma realidade”
Enderson Moreira estava pisando em ovos para falar o que pensa. E quase chegou a ser bem claro. Mas perece desconhecer ou ignorar o fato que comanda uma equipe que tem cinco acessos desde 2008 (2008, 2014, 2016, 2018, 2021) em oito edições que disputou de Série B de 2008 a 2023. Um clube que, apesar de ter lutado contra o rebaixamento em 2023, sempre entra com a expectativa de brigar pelo acesso. É algo que existe na torcida e na diretoria, que investiu bastante nessa temporada.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Algumas frases da coletiva de Enderson Moreira, após o empate do Avaí com o Brusque na sexta-feira demonstram como, nas entrelinhas, ele não confia mais na equipe e na briga pelo acesso.
Continua depois da publicidade
“O jogo não é só pra frente como as pessoas acham. Você tem que defender também”
“A gente tinha que buscar o resultado, mas também não podia tomar gol”
“A gente cria uma expectativa enorme de que todo mundo vai ganhar. Não vai ganhar todo mundo! É difícil! Esse ano foi o ano que os clubes mais investiram. Tem investimento enorme de alguns clubes. É uma Série B difícil, disputada, equilibrada”
“Fomos jogar com o Guarani, uma equipe que tem conquistado resultados nessa reta final, e parece que foi tudo horrível”
“A gente não tem o poder, infelizmente, de mudar comportamentos de uma maneira tão rápida. A gente dá um passo pra frente, outro pra trás. A equipe é assim”
“A gente não tem como funcionar uma equipe que só ganhe, só ganhe… esse é o objetivo nosso. Ganhar e jogar bem. Só que nem sempre é possível. Se for fazer recortes passados… a equipe do Avaí sofreu ano passado…”
Continua depois da publicidade
“Esse ano a gente criou uma expectativa… que talvez não fosse… uma liderança talvez, que foi talvez colocada num pedestal… um pedestal que talvez não fosse uma realidade”
“Aí a gente coloca o time todo pra frente, perde o jogo, fala ‘colocou muito atacante’. A gente tem que ter chance de ganhar o jogo até o último lance”