Com a segunda defesa mais vazada do Campeonato Catarinense 2024, o Avaí sabia desde a eliminação nas semifinais que precisava corrigir o sistema defensivo. Não daria pra entrar a Série B com os mesmos erros de montagem de time e correndo o risco de seguir tomando a média de 1,46 gols por jogo, que foi a média da defesa do time de Eduardo Barroca no Estadual.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Avaí tem acordo com Athletico e Flamengo por Petterson

Avaí faz consulta por “manézinho”, joia da base do Flamengo

O assunto foi bastante discutido internamente nas reuniões de comissão técnica, departamento de futebol e diretoria. Além de ser o desespero da torcida nas projeções para o Brasileiro. O Avaí subiu nos anos de 2008(3° lugar e 2° defesa menos vazada), 2014(4° lugar e 6° defesa menos vazada), 2016(2° lugar e melhor defesa), 2018(3° lugar e melhor defesa) e 2021(4° lugar e 5° defesa menos vazada) sempre com sistemas defensivos sólidos.

Continua depois da publicidade

Avaí vai ter mais proteção ao sistema defensivo

A informação que apurei é que a formatação do time vai mudar. Taticamente o Avaí vai mudar o modelo de jogo, ou plataforma como chamam os técnicos, para a largada da Série B. A intenção é dar mais proteção para o sistema defensivo. A entrada da área é o foco da mudança.

A ideia inicial é sair de uma plataforma de 4 1 4 1, que normalmente é utilizada por Barroca, para um 4 2 3 1, com dois volantes alinhados à frente da área e um meia com mais liberdade e criatividade.

Confira nos gráficos como era o Avaí do Estadual e qual a ideia tática para a Série B:

Acredito que o Avaí está atacando a raiz do problema que existia na equipe durante a disputa do Catarinense. A questão não estava somente em erros individuais, que apareceram muito mais do que o aceitável, é verdade. Faltava equilíbrio no meio de campo entre a marcação e a criação, e um pouco mais de pegada e intensidade na entrada da área também.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Operário x Avaí pela Série B: Onde assistir, horário e provável escalação

Os dois jogadores projetados para as posições são Judson e Ronaldo Henrique. O primeiro dá mais pegada, roubada de bola e até intensidade. E o segundo tem marcação e saída de jogo. Os dois juntos podem dar mais equilíbrio e sustentação ao sistema defensivo do Avaí. Bom lembrar que Ronaldo Henrique precisa se entregar mais no jogo sem a bola, mas é uma questão de disposição dele no jogo e encaixe de time também.

Continua depois da publicidade