O jogo desta terça contra o Confiança, na Ressacada, marca uma espécie de virada na metade da campanha do turno do Avaí na Série B. Já foram nove jogos. Restam 10 partidas, levando em consideração essa diante do time de Sergipe. Serão seis na Ressacada e quatro fora.

Continua depois da publicidade

Até aqui, o Avaí aparece como destaque em três estatísticas dessa Série B. O Leão é o primeiro colocado em finalizações por partida, com média de 13,2, é o terceiro em bolas longas, com média de 30,8 por jogo, e volta a ser primeiro em cruzamentos, com 6,2 por partida.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Chama muito atenção o fato de o time liderar a média de finalizações por jogo sendo ao mesmo tempo o 12º melhor ataque da competição, com apenas nove gols marcados. Qual é a explicação pra isso? A qualidade das finalizações.

Também dá pra achar nas estatísticas as explicações pra essa diferença. O Avaí é apenas o 15º time de 20 da Série B em grandes chances criadas. São somente 10 contando todos os jogos. E em média apenas 34% das finalizações da equipe em cada jogo atingem o alvo, o gol adversário. O Avaí está finalizando muito, mais que os outros, só que com pouca qualidade. Sem meias palavras, o Avaí finaliza mal.

Continua depois da publicidade

O melhor jogo na relação finalizações e acerto foi a vitória contra o Londrina. Foram 15 arremates, com quase 50% no alvo – sete tiveram endereço certo. Mas na última partida, contra a Ponte Preta, o Avaí finalizou 12 vezes. Apenas uma foi no gol do adversário.

> Euro 2020 deixa uma lição: Ao ataque!

Fica fácil entender que para alcançar a meta de pelo menos 30 pontos no turno (mais 18 pontos), com seis jogos de 10 na Ressacada – ou seja, o Avaí vai atacar mais naturalmente – o Leão precisa melhorar a qualidade das finalizações, em precisão e trabalho de bola.

Números SOFASCORE/ estatísticas oficiais usadas pela CBF para a Série B