11 de novembro de 2008. Há exatos 13 anos o Avaí conquistava o seu primeiro acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Foi uma conquista inédita e, de todos os acessos, certamente, o mais comemorado pelos avaianos.

Continua depois da publicidade

A espera havia sido muito longa, diferentemente dos outros acessos conquistados em 2014, três anos depois da queda em 2011, e dos de 2016, conquistado fora de casa, em Londrina, e o de 2018, na Ressacada, com um empate em 0 x 0 com a Ponte Preta.

Em 2008 a festa teve uma proporção muito maior. A Ressacada estava totalmente tomada e vestida de azul e branco. A celebração foi linda, com os avaianos em êxtase.

Testemunha e vídeos

Como apresentador do TVCOM Esportes, antigo programa esportivo da extinta TVCOM, eu estava lá fazendo a cobertura. O programa foi apresentado diretamente da Ressacada. Logo após o jogo, a TVCOM fez também uma cobertura especial do acesso.

Durante o jogo fiquei na cabine da Ressacada fazendo entradas ao vivo na programação. E entre uma entrada e outra gravei alguns vídeos de próprio punho, com um celular. São cheios de imperfeições, com uma imagem sem nitidez, mas são registros históricos da festa feita pela torcida. Estes vídeos estavam guardados e são inéditos até hoje.

Continua depois da publicidade

São dois momentos especiais. O primeiro deles é logo após o gol de Evando, marcado aos 36 minutos do segundo tempo. As imagens mostram os jogadores voltando após a celebração do gol e o torcedor cantando “vamos subir Leão” na arquibancada.

O segundo momento tem a angústia pelo apito final do árbitro Héber Roberto Lopes, que na época era árbitro Fifa e não apitava por Santa Catarina. Tem ainda a festa na confirmação do placar e do acesso. O torcedor explode de alegria na arquibancada cantando o hino do Avaí.

Ficha técnica Avaí 1 x 0 Brasiliense – Série B 2008

Avaí – Eduardo Martini; Arlindo Maracanã, Rafael, Cássio e Jef Silva; Marcos Winícius, Batista, Joélson (Odair) e Válber (Ferdinando); Evando e William (Rafael Costa).
Técnico: Silas.
Brasiliense – Guto; Patrick, Fábio Braz, Ailson e Edinho; Coquinho, Juninho, Bidú (Tiago Félix) e Adrianinho (Marcinho); Diogo e Jóbson.
Técnico: Reinaldo Gueldini.

Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).
Data: 11/11/2008 (terça-feira)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: José Amilton Pontarolo (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Cartões amarelos: Bidu (B) e Arlindo Maracanã (A) .
Gols: Evando, aos 36min do segundo tempo .

Continua depois da publicidade