No discurso o Avaí está tentando se manter longe do papel de favorito no Catarinense 2025. Na realidade, é um favoritismo bastante óbvio pela conjuntura atual do futebol do estado e da concorrência no campeonato . Principalmente pelo desmanche do Criciúma, atual bicampeão, que teve 22 saídas na virada de 2024 para 2025 e ainda está contratando para ter time para a primeira partida, domingo contra o Concórdia.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
João Fonseca vence número 9 do mundo na estreia do Australian Open
Fugir do favoritismo faz parte do jogo estratégico do Avaí, que inclui não assumir uma pressão prévia de ter a obrigação de ganhar o campeonato. E convenhamos que o Avaí de Júlio Heerdt e Enderson Moreira já tem bastante pressão nos ombros. Seria natural não admitir mais uma dessas cobranças.
Continua depois da publicidade
Confira imagens do Avaí na preparação para o Catarinense 2025
15 gols? A meta para Alef Manga, do Avaí, no Estadual e a artilharia dos últimos 24 anos
O técnico Enderson Moreira tem dito que tem o “mais profundo respeito por todas as equipes e pelo campeonato”. Experiente, sabe como usar o extracampo a seu favor e sabe aquilo que pode atrapalhar bastante também. Pra quem trabalha o dia a dia, treina, monta, prepara a equipe e as estratégias de jogo e de competição, o futebol é desempenho durante os 90 minutos – é o que vale – e não aquilo que se fala ou o que os outros falam.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Os pontos positivos e negativos na estreia do “novo” Figueirense
Para quem analisa, é mais simples: o Avaí é o favorito do campeonato nesta largada e ponto final. Manteve a base e trouxe bons reforços. Ainda não jogou e ainda é só uma tese de mesa redonda, mas é o favorito, até que o próprio Avaí e o campeonato provem o contrário.