Gilmar Dal Pozzo não era o primeiro nome do Avaí, mas era uma possibilidade. A direção do clube montou uma lista com 16 nomes de treinadores que poderiam assumir o comando técnico do time para a sequência da temporada. Eram quatro nomes de uma lista mais restrita e outros 12 de uma outra relação mais aberta.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Avaí anuncia novo técnico para a sequência da Série B 2024
O primeiro alvo foi Thiago Carpini, que era algo mais distante por valores e pelo mercado atual. Mas o Avaí entendeu como uma obrigação procurar pelo treinador que estava entre os mais citados pela torcida. A conversa não foi adiante. Para tentar seduzir o treinador ex-São Paulo, o Avaí ofereceu a ele um contrato mais longo, salário fixo e ganhos de produtividade/resultados. Carpini disse não por questões profissionais e projeto de carreira.
Bastidores do Avaí indicam executivo Eduardo Freeland perdendo força e bastante pressionado
Continua depois da publicidade
Rafael Guanaes, do Operário-PR, foi um nome colocado na mesa pelo chefe do departamento de mercado, Giovani Dalla Valle. Os dois trabalharam juntos no Athletico-PR. A conversa até evoluiu nos bastidores, mas quando a informação vazou na imprensa do Paraná a chance ficou quase nula.
Outros nomes possíveis estavam nas listas do Avaí. Júnior Rocha era analisado, mas acabou acertando com o Guarani; Alan Aal, Vinícius Eutrópio e Zé Ricardo, foram oferecidos, mas nenhum deles chegou a convencer internamente e sequer a conversar realmente com a direção do Avaí.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A definição do Avaí por Dal Pozzo
Gilmar Dal Pozzo foi uma definição do presidente Júlio Heerdt, com uma construção coletiva interna, a partir de um convencimento de que poderia ser o mais adequado para o momento e pela identificação com o clube. Os primeiros contatos ocorreram realmente no último final de semana.
Continua depois da publicidade
“Fomos para alguém com experiência na divisão e com perfil energético. Aliado à história do clube e necessidade de mostrar um bom trabalho novamente. Gilmar sempre esteve no topo da lista dos experientes em série B. Antes de escolher a pessoa, amadurecemos a escolha do perfil, das necessidades atuais e adesão ao projeto de gestão”.
A entrevista com Gilmar foi no domingo e foi definidora da contratação. O candidato se mostrou totalmente pronto para assumir e conhecedor do grupo atual do Avaí e da competição.
O objetivo conversado com Gilmar Dal Pozzo no acerto foi acesso à Série A. É o desafio imposto. O resto a gente vai acompanhar a partir desta semana.