Avaí e Chapecoense fazem neste domingo o primeiro clássico catarinense da Série B 2024. É um jogo cheio de rivalidade. Uma rivalidade que cresceu nos últimos anos com os jogos que decidiram os Estaduais de 2017, 2019 e 2021, e com os encontros frequentes na própria Série B. Leão e Verdão vêm dividindo espaço e protagonismo nas últimas temporadas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Avaí x Chapecoense pela Série B: Onde assistir, horário e possíveis escalações
Figueirense lembrou piores momentos das últimas temporadas no empate com o ABC
O Avaí chega melhor para este jogo. São cinco vitórias seguidas de um time que deu liga a partir da chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo. O time tem feito partidas consistentes, num nível competitivo bastante alto, e com momentos de brilho coletivo e individual, como nas vitórias sobre o Goiás e o Ituano.
Continua depois da publicidade
Como Avaí pagou salários atrasados e qual a combinação com os atletas para junho
Confira imagens da Chapecoense nos treinos e jogos da Série B
A Chapecoense começou o campeonato muito bem nas três primeiras partidas. Era surpreendente o desempenho do time, que tinha pouco da base fracassada do Estadual e um recomeço com o técnico Umberto Louzer. Fez duas vitórias e um empate e depois parou. Mas sendo bem justo com a Chape e o futebol jogado, merecia ter vencido pelo menos mais uma partida – contra a Ponte Preta.
Direto ao ponto: Só o racismo tira de Vini Jr. a bola de ouro
A distância que separa o Corinthians do Palmeiras e do Flamengo
O jogo da Ressacada tem um favorito e é o Avaí. Mas com tamanho histórico de rivalidade torna-se uma disputa bem mais aberta. O Avaí vencendo se afirma mais uma vez na sua excelente fase e sequência de vitórias. Estica mais um pouco a arrancada dentro da competição. A Chapecoense precisa se recuperar, mas até o empate pode ser um bom resultado. Os comandados de Louzer têm que recuperar um pouco da confiança perdida.
Gilmar é do Avaí, mas é da Chapecoense também
Continua depois da publicidade
Gilmar Dal Pozzo está em lua de mel com a torcida do Avaí. Chegou, estancou uma crise da direção com os jogadores por causa dos salários atrasados, organizou o time, colocou uma mentalidade competitiva numa equipe que vinha jogando de qualquer jeito, venceu cinco partidas seguidas e colocou o Avaí no G4.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Mas o ponto que tangencia os dois clubes são as declarações de Gilmar Dal Pozzo ao Avaí e as demonstrações de como ele está feliz e realizado dirigindo a equipe da Ressacada, onde foi jogador entre 2004 e 2005. Mas e a história dele com a Chapecoense?
VAR tem vitória expressiva na Premier League, mas no Brasil vira espetáculo de CPI
Essa história de Dal Pozzo com a Chape segue intocada. Dois acessos – um da C para B e outro da B para a A – e outras passagens que marcaram, como em 2022, quando salvou o time do rebaixamento na Série B. Gilmar tem seu nome marcado na história da Chapecoense. É um dos maiores técnicos que já defenderam o Verdão e nada vai mudar isso, mesmo que agora esteja feliz comandando um grande rival.