Em primeiro lugar é preciso constatar que o Avaí de Gilmar Dal Pozzo vem perdendo rendimento desde a partida contra a Chapecoense. Não é por acaso que nas seis últimas partidas a equipe tem apenas uma vitória, que foi contra o Guarani.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Avaí perde para o Novorizontino e desperdiça chance de voltar à liderança da Série B

Os 10 anos dos 7×1 da Copa de 2014 e as mudanças ainda aguardadas no futebol brasileiro

Os jogos contra Chapecoense, Brusque, Amazonas e agora contra o Novorizontino tiveram atuações ruins, principalmente na construção, quando o Avaí tem a posse de bola, algo referido pelo técnico Gilmar Dal Pozzo na coletiva desta segunda, após a derrota na Ressacada.

Continua depois da publicidade

O técnico está enxergando um dos principais problemas, mas precisa interferir no time corretamente. A saída de Pedro Castro do meio de campo pesou para essa queda de rendimento. Pedro era titular nas primeiras partidas com Dal Pozzo. João Paulo tem características diferentes, de dribles e de jogar mais pelo lado do campo, e não teve nenhum desempenho que justificasse sua titularidade. Pedro Castro é um meia passador, que lê bem o jogo e que ajuda muito na construção de jogadas.

Confira imagens da partida entre Avaí, de Gilmar Dal Pozzo, e Novorizontino, de Eduardo Baptista

O ponto positivo de todas essas partidas do Avaí também foi citado por Dal Pozzo: a defesa continua sendo uma das melhores da Série B, com apenas 10 gols sofridos. Isso é pra ser mantido. Mas as correções de meio de campo têm que ser feitas.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Na partida dessa segunda, a primeira derrota sob o comando do novo treinador, em muito momentos o meio ficava vazio, com Maranhão fazendo a saída de três, e Giovanni colado no ataque. Judson ficava sozinho no setor, abrindo espaço para os adversários. Marlon e Fabrício Daniel tiveram muita liberdade.

Continua depois da publicidade

O Avaí tem grupo e qualidade para corrigir e Gilmar Dal Pozzo está fazendo as leituras corretas. É preciso fazer agora as correções necessárias. O ponto que tem que ser atacado é o meio de campo.