A informação veio do jornalista Venê Casagrande, do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, através de seu canal no youtube.

Continua depois da publicidade

Em reunião nesta terça-feira, com 40 clubes, os 20 da Série A e os 20 da Série B, a CBF já não deu mais resposta afirmativa sobre a garantia do Campeonato Brasileiro em pontos corridos de 38 rodadas.

Segundo o que apurou Casagrande, com falas literais dos interlocutores, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez foi quem questionou o presidente da CBF sobre a garantia de permanência das 38 rodadas. A resposta do presidente Rogério Caboclo não foi afirmativa.

“Não sabemos se nós voltaremos em junho, em julho, em agosto ou em setembro. Então, antecipar que garantimos 38 rodadas, neste momento não é possível. É o desejável. Vamos dizer que é tudo que nós queremos. Faremos o impossível e o impossível. Mas não podemos declarar que nós vamos fazer.”

A declaração do presidente da CBF abre a questão.

Continua depois da publicidade

Os clubes querem as 38 rodadas por questões esportivas, mas muito mais por questões financeiras. O campeonato está “vendido” à televisão e aos patrocinadores com 38 rodadas. Se for mais curto, o negócio fica menor também. É prejuízo.

De outro lado ainda existem as pressões das Federações para a finalização dos estaduais, para que eles não sejam colocados em segundo ou até terceiro plano.

É preciso aguardar, mas está aberta a temporada de especulações sobre o calendário do futebol brasileiro 2020.

Infelizmente!

Campeonato de pontos corridos e com 38 rodadas é uma conquista de muitos anos, da qual não se pode abrir mão.

Continua depois da publicidade