A CBF já anunciou que a partir do ano que vem os estaduais vão ter apenas 16 datas. Para o Catarinense é uma pancada, num cenário em que os clubes imaginavam ainda aumentar de 10 para 12 participantes. A diminuição é reflexo da perda de interesse do estaduais com o passar dos anos. Mas dá afirmar também que em Santa Catarina isto não ocorreu. O Catarinense continua tendo sua força, com as rivalidades locais sempre em alta.

Continua depois da publicidade

Só que as ambições passaram a ser maiores, dos clubes e dos torcedores, e aí o Brasileirão passou a ter bem mais importância. O que quero dizer é que os estaduais viraram, pra muita gente, o “patinho feio” do calendário, não é bem assim. Continuam tendo o seu valor. Para se ajustar as 16 datas vai ser preciso exercitar uma nova fórmula.

Dá pra fazer com 12 times, mas com turno único, e duas semifinais e duas finais. Ainda sobraria uma data de folga. Mas dá pra encaixar também com dois grupos de seis, com ida e volta – mais quartas, semifinais e finais. A tendência é que muitos estaduais fiquem parecidos. Mas do jeito que está não vai poder ficar. Acredito que mais curto e com uma boa fórmula a competição fiquei bem interessante.