O Catarinense 2020 acaba ultrapassar a fronteira da metade da fase de classificação. E o que se percebe é que não há nenhum bicho-papão. Há sim um perde e ganha enorme entre as equipes. E um revezamento na liderança da competição.

Continua depois da publicidade

O líder do momento é o Figueirense, que venceu na rodada se recuperando da derrota no clássico do último final de semana. E vai se virando bem, com um investimento modesto e muitos garotos em campo. Trabalho bem feito pela comissão técnica e pelo departamento de futebol. A semana foi de recuperação, com classificação na Copa do Brasil e boa vitória em Concórdia.

Já o Avaí, que havia mostrado força no clássico, acabou derrotado em casa, diante de um Criciúma, que vinha de derrota feia e eliminação na Copa do Brasil. O Avaí cometeu o mesmo erro duas vezes, preservando jogadores e mexendo o time de olho na partida seguinte. De olho no clássico contra o Figueirense, perdeu para o Brusque em casa na terceira rodada. Agora, de olho na Copa do Brasil, contra a Ferroviária, perdeu para o Criciúma.

Acredito que a competição ainda vai seguir assim. As quatro rodadas finais vão continuar mostrando este equilíbrio entre as equipes.

Chapecoense é o destaque negativo

A campanha da Chapecoense é o que chama mais atenção. Pelo lado negativo, é claro. Não se esperava uma Chapecoense forte e liderando, puxando fila. Mas também não se esperava uma Chape tão frágil e fora da zona de classificação, com apenas dois pontos em cinco rodadas. Afinal de contas, de 10 times, oito se classificam. A equipe vai ter um desafio enorme pela frente, que é ficar pelo menos na oitava colocação. São quatro jogos para, pelo menos, duas vitórias e dois empates, ou três vitórias.

Continua depois da publicidade

Avaí tem potencial ainda não exercido

O Avaí segue sendo o time com maior potencial e qualidade. Acontece que isso ainda não apareceu em campo. O Leão perdeu duas partidas dentro da Ressacada, o que mostra instabilidade. A diretoria contratou e o técnico Augusto Inácio vai ter a responsabilidade de fazer crescer o jogo coletivo. Com as contratações, o Avaí passa a ser realmente o grande favorito dentro da competição. A exigência para o Avaí passa a ser bem maior, porque a expectativa é maior também.