A promessa é de uma estreia de Copa do Mundo bastante complicada para o Brasil. A Sérvia é uma ótima seleção, que fez uma eliminatória quase perfeita com seis vitórias e dois empates em oito jogos. De quebra, jogou Portugal para a repescagem. Brasil e Sérvia se enfrentaram em 2018, na Rússia. Vitória do Brasil por 2 x 0, gols de Thiago Silva e Paulinho. Quatro anos depois, as duas seleções estão mais fortes e se encontram novamente em um Mundial Fifa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O time sérvio – uma das boas seleções herdeiras da Iugoslávia, assim como a Croácia – tem muito talento do meio pra frente. O quarteto Milinkovic-Savic, Tadic, Vlahovic e Mitrovic deve dar muito trabalho à Seleção Brasileira. Os três primeiros com muita qualidade com a bola no pé, e Mitrovic com a força e a capacidade de ganhar disputas no jogo aéreo.

Escalação do Brasil: Seleção faz último treino antes da estreia na Copa do Mundo

O Brasil vai ter que colocar mais gente no ataque para bater de frente com a defesa adversária e puxar os alas da Sérvia (Kostic e Zivkovic) para trás. Os pontas da Seleção, chamados de “externos desequilibrantes” por Tite, vão ser muto importantes para jogar nas costas dos alas adversários e para mexer com a linha de três zagueiros do técnico Dragan Stojkovic.

Continua depois da publicidade

Técnico da Sérvia promete equipe forte e diz não ter medo do Brasil; veja escalação

Abrindo bem os pontas e usando homens para infiltrar, como Neymar e Paquetá, além do centroavante Richalison, o Brasil pode ter sucesso. Talvez por este motivo que Tite esteja pensando em um time mais agressivo. Além de ter o talento e a criatividade do jovens brasileiros à disposição do ataque, esta escolha ajuda na estratégia defensiva, puxando jogadores importantes da Sérvia pra defesa.

Atenção especial

O canhoto Tadic, 34 anos, é jogador mais experiente e habilidoso. Atleta do Ajax, da Holanda, o meia-atacante fez estragos há três temporadas (2019) na Champions League. Não pode ter espaço. Vindo de trás, há outro talento mais jovem. Milinkovic-Savic, tem 27 anos, integrava a seleção que derrotou o Brasil na final do mundial sub-20, em 2015. Deve vir com a bola dominada, organizando o jogo.

Bélgica vence Canadá e assume liderança do Grupo F

Já a dupla de ataque se complementa. Se Mitrovic, 28 anos, é o centroavante de força, Vlahovic, com 22 anos, é aquele atacante canhoto com muitos recursos. Bom com a bola no pé, sabe se movimentar, achar espaços e fazer gols. Foi Vlahovic, atualmente na Juventus, que não deu brecha para Pedro, do Flamengo, emplacar na Fiorentina, quando esteve na Europa.

Espanha goleia Costa Rica, e volta a vencer em estreias de Copa do Mundo após 16 anos

Já a Seleção precisa estar compacta para jogar com segurança defensiva. Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Alex Sandro e Casemiro vão precisar de muita atenção neste encaixe de compactação da equipe e nas movimentações, principalmente, de Tadic e Vlahovic.

Continua depois da publicidade

Zebra! Japão vira sobre a Alemanha e vence em estreia na Copa do Mundo

No ataque a Seleção está muito bem. Com Raphinha e Vini Jr. nas pontas deve fazer estragos no sistema de defesa da Sérvia, abrindo espaços para Neymar por dentro, no meio.

O Brasil está bem-preparado e tem um time muito sólido. Tem boas chances de ganhar, mas muito mais do que outras seleções que passearam na largada da Copa, como a Espanha, a França e a Inglaterra, a Seleção Brasileira tem um adversário bastante forte para começar sua caminhada.

Leia também

Antes da estreia, Cristiano Ronaldo deixa mensagem a Portugal: “Queremos encher todos de orgulho”

Thiago Silva pede confiança à torcida e garante Brasil pronto “para fazer uma grande Copa”

Continua depois da publicidade

Thomas Delaney, da Dinamarca, está fora da Copa do Mundo