Jogo suspenso, partidas que podem não ter valido pra nada, time que foi eliminado e que pode ressuscitar na competição, jogador que supostamente jogou irregular… São fatos que em nada ajudam uma competição estadual, que inegavelmente já foi mais forte e já teve mais apelo e repercussão.

Continua depois da publicidade

> FCF suspende Marcílio Dias x Chapecoense por irregularidade no Hercílio Luz; entenda

Sem querer apontar um culpado, é fácil perceber que os processos não funcionaram como poderiam e deveriam funcionar. É uma questão de organização e zelo.

Um julgamento de Série B que poderia ter sido realizado antes de começar a Série A. Uma checagem simples após rodadas e que deveria ter sido feita em cima do lance e não 18 dias depois. Um entendimento que não ficou claro e acaba gerando um possível erro e o campeonato e sua imagem que perdem. Acima de tudo, perdem crédito.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Sim, o Campeonato Catarinense perde credibilidade com tudo que está acontecendo.

É um momento em que normalmente ninguém quer assumir alguma responsabilidade. Geralmente muitos dedos são apontados, mas ninguém assume que, no final das contas, muitos erros pequenos levaram a um erro maior e muitos podem ser responsáveis.

O torcedor desanima e não acredita mais. Os patrocinadores vão pensar duas, três, quatro vezes na próxima oportunidade de embarcar, de comprar a ideia (e as cotas) e atrelar marcas.

É esta reflexão que todos precisam fazer. Os estaduais há muito tempo perderam apelo, estão perdendo dinheiro e perdendo cada vez mais espaço.

O Catarinense é um campeonato sensacional, cheio de candidatos ao título. Mas não desse jeito.