A pergunta do final de semana no futebol catarinense segue sem uma resposta oficial. Afinal, por que o VAR da partida entre Joinville x Avaí não funcionou? O que foi especificamente “problemas técnicos”?
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Avaí e Joinville fizeram jogo movimentado e empate ficou melhor para os visitantes
Ainda no sábado passei a apurar o que teria ocorrido na Arena para que a partida fosse disputada com o VAR fora de operação, o que foi comunicado poucos minutos antes da bola rolar para os técnicos das duas equipes, como registrado pela reportagem da NSC TV.
De uma fonte envolvida no processo ouvi a seguinte explicação: “no jogo do Joinville x Avaí, a equipe técnica do VAR recebia todos os sinais da TV, porém houve um problema no sistema geral da empresa contratada que tornava impossível a distribuição das imagens dentro do sistema de operação.”
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Em resumo, a imagem chegava para a empresa que foi contratada para fazer o VAR tecnicamente, mas essa mesma equipe não conseguia redistribuir a imagem para o sistema do VAR, com as telas e equipamento de edição de imagens ficando totalmente fora de operação. Sem imagens na cabine do VAR, a decisão da Comissão de Arbitragem e da chefia do Quality VAR foi jogar a partida sem o auxílio do VAR e somente com a arbitragem de campo.
A Federação ainda não se pronunciou oficialmente sobre o problema. Verifiquei com Avaí e Joinville neste domingo pela manhã e os clubes também não haviam recebido ainda uma posição formal.
Avaí e Joinville receberam apenas posicionamentos informais ainda na Arena, no sábado, durante a partida.
Continua depois da publicidade
O presidente do Joinville, Darthanham Oliveira, revelou que o diretor de competições da FCF, Carlos Crispim, foi até ele durante o jogo comunicar que o VAR estava fora de operação.
“Perguntei se tinha alguma relação com o Joinville, algo que deixamos de viabilizar, ele disse que não e que o problema era da empresa contratada.”
Nos bastidores, o que consegui apurar é que a empresa que está sendo contratada pela FCF está realmente com problemas para entregar o serviço “redondo”. Como no clássico entre Figueirense x Avaí, em que a comunicação não funcionou e teve que ser improvisada.