O Estadual 2022 ultrapassa neste meio de semana a metade da fase de classificação. O Hercílio Luz é o líder, com Camboriú e Concórdia dividindo a vice-liderança, e mais do que isso, os gigantes históricos Avaí, Figueirense e Joinville estão na parte de baixo da tabela.
Continua depois da publicidade
E tendo visto muitos jogos, é possível afirmar que está na frente quem está jogando mais. O jogo entre Camboriú e Concórdia, no domingo, no Augusto Bauer, foi um dos melhores campeonato, com times bem treinados, boas jogadas, belos gols e boa movimentação.
O Hercílio Luz veio crescendo rodada a rodada. Tinha resultados nas partidas iniciais, mas passou a jogar melhor na vitória diante do Brusque. O Hercílio merecia ter vencido o único jogo que empatou, que foi contra o JEC, na Arena.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Há profissionais qualificados e que conhecem o Catarinense nestes clubes. Posso citar o zagueiro Rafael Lima, que foi campeão com a Chapecoense em 2016, e hoje comanda a defesa do líder. Ou o próprio treinador Raul Cabral, que tem história na dupla da capital. E o preparador físico, Alexandre Souza, ex-integrante da comissão técnica de Hemerson Maria.
Continua depois da publicidade
> Wilson segue livre no mercado, mas distante do Figueirense
No Concórdia, o sempre eficiente Itamar Schülle, que conhece mercado e sabe montar e treinar times competitivos. E no próprio Camboriú, com o jovem ex-auxiliar de Waguinho Dias, o técnico Luan Carlos, com Damir Araújo na preparação física e Alex Lima, treinador de goleiros – ambos com serviços prestados nos times da capital.
> Claudinei Oliveira é demitido pelo Avaí após seis jogos em 2022
É preciso reconhecer o bom trabalho inicial destes clubes e profissionais. Ser campeão do estado é outra história. Avaí e Chapecoense ainda podem crescer bastante. Figueirense e Joinville vão ter muitas dificuldades. Mas, no momento, quem manda no Catarinense é verdadeiramente quem joga melhor nestas cinco primeiros rodadas.