Seja bem-vindo de volta o futebol. Apenas dois dias depois.

Quem manda fechar na sexta-feira não o faz para liberar dois dias depois. Quem libera no domingo, não deveria ter fechado na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

> Volta do Catarinense será autorizada pelo Governo de SC

Esse manda e desmanda em relação ao futebol é uma clara demonstração de que as autoridades de saúde do estado já não sabem mais o que fazer. O que é muito preocupante, não para o futebol, mas para o estado de Santa Catarina, para o combate à Covid-19, e os cuidados com a saúde da população.

O futebol é apenas uma área. Há muitas outras decisões muito mais importantes que precisam ser tomadas todos os dias e que não podem ficar com mandos de sexta e desmandos de domingo.

Como escrevi na sexta, talvez o futebol não se transforme mesmo no grande vilão desta história. E pelas mudanças de decisões do Governo do Estado dia após dia, provavelmente não vai ser mesmo.

Continua depois da publicidade

Esse fecha e abre, no final das contas, só trouxe mais prejuízos ao calendário do futebol. Não serviu de absolutamente nada efetivamente para alguma tentativa de combater a disseminação ao coronavírus.

Agora vai ser preciso realinhar novamente, chamar atletas, arrumar novas datas e horários, fazer testagem, marcar viagens. Não é simples, mas vai ser feito de novo.

Faltou um pouco de consideração – pra dizer o mínimo – de quem mandou fechar na sexta e agora determina reabertura. Então não era pra fechar.

E agora não é pra fechar mais! Não tem mais graça e não vai haver mais justificativa!

> Roberto Alves: A volta do Campeonato Catarinense e os bastidores políticos da decisão

Federação estava pronta pra ir para o Paraná

Nos bastidores as tratativas já estavam todas muito bem encaminhadas. O Campeonato Catarinense iria ser finalizado no estado vizinho.

Continua depois da publicidade

A Vila Capanema, do Paraná Clube, seria o palco dos jogos das cinco “rodadas” que faltam para a finalização do Estadual 2020.

A Federação e os clubes se organizaram no final de semana para isso. Em nenhum momento se admitiu encerrar o estadual como ele estava.

Já havia também um bom encaminhamento com o Governo do Paraná pra isso. Aliás, os jogos do paranaense já foram retomados no dia 18.

> Dagmara Spautz: Retomar campeonato em meio à aceleração da pandemia é uma vergonha para SC