O momento é decisivo para a temporada do Avaí, que precisa acertar na escolha do novo técnico. É como no ano passado, quando neste mesmo momento da temporada – o início da Série B – o clube trocou o comandante, tirando Alex de Souza e contratando Gustavo Morínigo, que era uma boa cartada, mas que acabou sendo um desastre.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
O exemplo de Morínigo vale para fazer entender que a escolha não é simples e que não existe técnico perfeito. O paraguaio chegava ao Avaí muito bem recomendado, com acesso no currículo pelo Coritiba e tendo conduzido o Ceará à final da Copa do Nordeste. No Avaí, não deu certo. A passagem de Gustavo Morínigo empurrou o time para a briga contra o rebaixamento à Série C pelo restante da temporada.
Demissão de Barroca no Avaí era inevitável, mas foi no momento errado; Freeland segue devendo muito
Continua depois da publicidade
Há um outro fator que não é de currículo e da capacidade do novo treinador, mas diz respeito ao impacto positivo ou negativo que a chegada dele vai causar na torcida do Avaí. Foi o ambiente e foram os desgastes que inviabilizaram a sequência de Barroca. Um nome como Claudinei Oliveira é inviável no momento. O desgaste pelas passagens recentes é enorme. A paciência seria muito curta. Reconhecendo que ele está na história do clube, com dois acessos (2016 e 2021) e um título Estadual (2021).
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
E o mercado neste momento está fraquíssimo. São vários nomes e poucos têm realmente trabalho, expressão, currículo e liderança. A prova disso é que o futebol brasileiro está cada vez mais procurando nomes no exterior.
Derrota para o Santos pesa para o Avaí; Barroca, xingado, não tem mais clima na Ressacada
O “acertar” neste momento para o Avaí não diz respeito ao nome ou ao currículo do novo técnico, mas ao trabalho que este treinador vai desenvolver. Uma boa escolha facilita muito, mas fazer funcionar no dia a dia é que vai colocar o Avaí nos trilhos novamente. Contratar técnico não é achar a “solução mágica”. A mudança e o sucesso vêm com as ações conjuntas no clube, o trabalho do novo profissional e o suporte da diretoria.
Confira imagens de Avaí 0 x 2 Santos, último jogo sob comando do técnico Eduardo Barroca
Continua depois da publicidade