O volume de chuva em Canelinha neste início de semana superou o pico diário registrado em Blumenau durante a tragédia de novembro de 2008. Foram 288 milímetros entre terça e quarta-feira (9). O máximo acumulado em 24 horas no episódio de 13 anos atrás foi de 250 milímetros — naquele mês choveu impressionantes 1.000 milímetros em Blumenau.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Embora os eventos climáticos sejam de naturezas diferentes, a comparação dá ideia da quantidade de água que caiu sobre o município do Vale do Rio Tijucas, em Santa Catarina. Outros nove municípios tiveram volumes superiores a 100 milímetros, a maioria da área Leste de Santa Catarina (veja tabela). Devido à precipitação intensa em curto período de tempo, houve alagamentos e transtornos graves. Aulas tiveram de ser suspensas. Pessoas precisaram ser resgatadas de maneira improvisada para escapar da água. Uma ponte desabou em Brusque.
> Chuva provoca alagamentos e deslizamentos em cidades de SC
Os estragos só não foram maiores porque a chuva pesada havia sido antecedida por um período mais seco. Diferente do que ocorreu em Blumenau, em 2008, e em Presidente Getúlio, em dezembro de 2020. Nos dois casos anteriores, o solo já estava saturado quando veio o aguaceiro.
Continua depois da publicidade
> Vídeo flagra mulher ‘engolida’ por ponte que desabou em Brusque.
É por isso que a Defesa Civil vem emitindo alertas sobre o risco de deslizamentos em áreas litorâneas onde ainda há risco de chuva nas próximas horas.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.
Leia também
> Chuva provoca alagamentos e deslizamentos em cidades de SC
> Imagens aéreas surpreendem e mostram estrago das chuvas no Litoral de SC
> Fotos mostram resgate dramático de moradores de Camboriú durante enxurrada