O ministro da Educação, Victor Godoy, visitará Blumenau neste mês para anunciar o apoio da pasta ao projeto de federalização da Furb. A expectativa é de que assine um protocolo de intenções, documento sem impacto administrativo imediato mas que sinalizaria compromisso político do governo Jair Bolsonaro (PL) com o projeto. O ato está pré-agendado para o dia 23.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Godoy acompanha as tratativas com a reitoria da Furb desde o ano passado, quando ocupava a secretaria-executiva do MEC e o ministro era Milton Ribeiro. Por intermédio do senador Jorginho Mello (PL), o assunto voltou a ganhar força em Brasília e, neste ano, os avanços animaram a universidade, que reuniu apoio de entidades empresariais e prefeitos do Vale do Itajaí em torno da causa.
Pela proposta em discussão, o governo federal criaria a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), instituição para quem a Furb cederia espaço físico, servidores e atuais alunos. Haveria um período de transição até que a universidade municipal fosse incorporada de vez pela UFVI. Desde o fim de 2021, a instituição blumenauense já entregou diversos documentos solicitados pelo MEC.
Segundo a reitora Marcia Sardá Espíndola, o processo é lento, complexo e envolve outros ministérios. Mas a formalização do interesse federal na Furb facilitaria o caminho em Brasília.
Continua depois da publicidade
O ato em Blumenau também tem componente político-eleitoral, uma vez que Jorginho Mello, articulador da vinda do ministro, é candidato ao governo do Estado.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Urna eletrônica das Eleições 2022 tem alterações que previnem o voto nulo
Obra da Prainha, em Blumenau, alaga de novo e prefeitura decide alterar projeto
Bolsonaro veta devolução do dinheiro investido por SC em rodovias federais
Blumenau muda regras em cemitérios após quase 800 mortes por Covid-19